quarta-feira, dezembro 06, 2006

Mini-Liga 5ª Jornada: Portus87 0 - 1 Gaia United

O jogo já se realizou. Foi um grande jogo aquele a que se assistiu há bocadinho no Pavilhão da Escola Secundária Abel Salazar, em S. Mamede.

Duas equipas a lutar pela vitória, muita raça, muita luta, muita vontade, equipas fortes a defender e a saírem para o ataque com segurança. O jogo começou rápido, com boas trocas de bola por ambas as equipas, alguma dificuldade dos jogadores em habituarem-se ao piso que, em certos sítios estava escorregadio.

Por volta dos 3/4 minutos de jogo, marcamos o único golo da partida, numa jogada rápida, em que recebo a bola descaído para a direita, flicto para o meio e remato de pé esquerdo, ainda fora da área. A bola foi rasteira, com um efeito a fugir do guarda-redes. Penso que GR do Portus ainda lhe tocou, mas ela foi mesmo parar ao fundo das redes.

Depois, como é óbvio, o Portus carregou no acelerador e começou a rondar mais a nossa baliza, com lances metidos para o homem mais adinatado que fazia o compasso de espera para a entrada, na maioria das vezes do João. O Portus optou também por fazer circular a bola para o lado esquerdo que, muitas vezes, se viu desguarnecido pela nossa parte.

Mesmo assim estávamos a fazer um bom jogo, com lançamentos rápidos para o Ruca que estava a jogar sozinho na frente. Nesta 1ª parte vivia-se um período de muita luta, sem desoncontos de tempo, com jogadas durinhas, a rasgar, fruto da raça, sem intenção de magoar.

Na 2ª parte, o jogo foi mais calmo, pois tivemos que dar mais espaço ao Portus, que naturalmente nos foi encostando às cordas na tentativa de chegar ao golo, com jogadas das alas para o centro. Aí, fechamo-nos muito bem cá atrás e tivemos duas boas oportunidades com 2 para 1 a meio da segunda parte, que não concretizamos.

O Portus, por seu lado, continuava a atacar e a causar perigo, obrigando o nosso GR João Vítor a 3 exibições de altíssimo nível. Uma em que defende uma bola em que os jogadores do Portus estavam em vantagem numérica; outras duas em defende duas vezes na mesma jogada dois remates à queima-roupa.
De referir também que o Portus tem um ramet de fora da área, se não me falha a memória do João, que bate no ferro, estando o nosso GR completamente batido.

A faltarem cerca de 4 minutos para o término do jogo, o Ruca foi expulso por acumulação de cartões amarelos (protestos com a equipa de arbitragem) e ficamos reduzidos (durante 2 minutos) a três unidades de campo: Paulo, Diguinho e Sérgio. Nesse momento, esses três jogadores foram uns heróis, oferecendo o corpo a todos os remates, cortando bolas, aliviando bolas, sacudindo a pressão como podiam!

Depois disso ficaram a faltar apenas 3 minutos para o fim do jogo. O Portus pediu um desconto de tempo e passou a jogar com GR avançado (o João). Nesta altura, tivemos dois lances perigosos em que podíamos ter marcado, mas um remate saiu por cima e o outro alguns centimetros ao lado, sem ninguém na baliza. O Portus dispôs também de um remate muito perigosos que saiu uns centimetros ao lado da nossa baliza.

Penso que foi um grande jogo aquele que se assistiu hoje, principalmente na 2ª parte. É para nós um grande orgulho vencer uma equipa como o Portus, quando ainda há alguns meses perdemos neste mesmo terreno por 5-2, tendo nós levado um cheiro de bola. Sinto que a nossa equipa evoluiu bastante desde aí.

Um grande abraço ao Portus, especialmente ao João.
Abraços também à equipa de arbitragem.


MARCADOR DO GOLO: - Rodrigo.



Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: