quarta-feira, novembro 08, 2006

Época 2007/2008 - A 3ª Época de FFA


S. Mamede, 12 de Fevereiro de 2008: um dos jogos desta época frente ao Portus87, que vencemos por 1-3.


A época 2007/2008 não foi, de facto, das mais felizes para o Gaia United.

Após um ano repleto de sucessos – sendo o ponto mais alto o título de Campeão da Mini-Liga 2006/2007 – esta temporada não correu conforme o desejado.
A expectativa era muita e, na verdade, nunca conseguimos assumir o nosso jogo e reeditar o estilo de jogo da época anterior. E, se era verdade que já não éramos a equipa sensação e que por isso invariavelmente as equipas se apresentavam demasiado fechadas contra nós, também temos que admitir que nunca apresentamos o ritmo e a intensidade de jogo do passado. O Gaia United versão 2007/2008 pareceu sempre um pouco “aburguesado”, sem a mesma vontade de vencer de outrora. Sempre deu a ideia de que a “alma” tinha desaparecido. E todos sabemos que uma equipa sem alma é meio caminho andado para se desencontrar com a sorte…

Com efeito, deram-se mudanças importantes na equipa. Pedro e Rodrigo foram trabalhar/estudar para Lisboa e disso o clube se ressentiu. Não tanto dentro de campo, mas mais no balneário.

O clube viveu uma fase de apatia e algum desnorte: o blog esteve muito inactivo, houve pouco apoio uns dos outros nos jogos, apareceram menos ideias, houve menos convívio, treinou-se bastante menos. Além de esta ter sido a época em que o Gaia United realizou menos jogos – apenas 24 para sermos mais precisos, sendo que 22 encontros foram disputados para o Campeonato e Taça da Mini-Liga, enquanto que se realizaram somente dois amigáveis (contra Palankas e Porto Nobre), o que é muito pouco para uma equipa que, quanto a mim, já atingiu algum “peso” no FFA. O facto de, neste ano, não termos sido convidados para a Taça Nacional FFA ou Taça Intertoto FFA desmotivou ainda mais a equipa. Mas, pior que todas as derrotas, a falta de união foi a marca negativa desta época, transformando-a na pior de sempre desde a fundação do Gaia United.

Também será justo e verdadeiro dizer que a Mini-Liga tornou-se, nesta temporada, mais disputada. O Portus87 ressurgiu em grande, assim como os CFC (ex-AS4H), sendo que as entradas na Liga da RD Congo e, acima de tudo, do Inter Coimbrões vieram aumentar o grau de exigência do campeonato. Diga-se em abono da verdade que esta época foi totalmente dominada pelo Inter Coimbrões, uma equipa quase imbatível, com a qual, em 5 jogos, perdemos 4 e empatamos 1. Daí que título de Campeões da ML 2007/2008 lhes assente muitíssimo bem, embora o Portus tenha conseguido levar a discussão do título até à última jornada.

Contudo, é importante dizer que nem tudo foi mau. Por exemplo, tirando a derrota logo no primeiro jogo da época (amigável frente aos Palankas em Setembro), a equipa só veio a perder o primeiro jogo oficial em Janeiro, frente ao Inter Coimbrões. E penso mesmo que essa derrota, logo por 0-5 em casa, veio influenciar o resto da temporada, já que a equipa sentiu-se bastante mais frágil e desunida perante o principal candidato ao título.

Depois dessa derrota, exceptuando quatro vitórias sobre o Énois05 (no Gaia e em S. Mamede), Portus87 (S. Mamede) e Amigos FC (no Gaia), a equipa nunca mais conseguiu vencer um jogo (seguiram-se uma série de empates e derrotas frente a equipas como Inter Coimbrões, Portus87, RD Congo, Porto Nobre e CFC).

Sendo assim, e atendendo ao estado anímico do balneário da equipa, o 4º lugar, não sendo uma posição que nos agrade, foi a classificação justa e merecida, culminando uma temporada que foi mal preparada desde o início.

Uma nota positiva para os três reforços desta época: André Araújo (Né), Sérgio Pereira e Bruno Bernardo. Apesar de Bruno Bernardo ter abandonado o clube no final desta mesma época – por incompatibilidade dos horários profissionais com os horários dos jogos – podemos dizer que estas três pessoas foram uma nota muito positiva nesta época, visto que se integraram muito bem no grupo. Penso mesmo que podem vir a ser muito importantes no Gaia United, ainda mais do que já são.

Já Pedro Almeida, Nelo e Paulo seguiram o caminho inverso no término desta época 2007/2008 e decidiram sair do clube para abraçar outro projecto, por decisões exclusivamente pessoais. A saída deveu-se a assuntos internos do clube que não interessa abordar aqui. Resta-nos desejar boa sorte aos três ex-jogadores e agradecer toda a dedicação (que foi muita, diga-se) que demonstraram nestes 3 anos que envergaram a camisola do Gaia United, pertencendo por direito próprio à história deste clube.

A época acabou, assim, com algum alívio para o Gaia United que necessitará de se regenerar e revigorar. E tenho a certeza que isso acontecerá, já que a amizade que nos une terá certamente forças para ultrapassar tudo e todos. Os grandes clubes não se vêm nos bons, mas sim nos maus momentos. Por isso, tenho a certeza que o Gaia United irá dar a volta por cima !!! E é também nisso que eu me vou empenhar !!! Porque os momentos que este clube nos proporciona merecem todo o nosso esforço !!!

Um abraço a todos!

ESTATÍSTICAS

MELHORES MARCADORES

Diguinho - 10 golos (10 em jogos oficiais)
Paulo - 10 golos (10 em jogos oficiais)
Ruca - 7 golos (7 em jogos oficiais)
Rodrigo - 6 golos (6 em jogos oficiais)
Nelo - 6 golos (6 em jogos oficiais)
Rui Ferreira - 3 golos (3 em jogos oficiais)
Nuno - 3 golos (3 em jogos oficiais)
Né - 2 golos (2 em jogos oficiais)
Miguel - 2 golos (1 em jogo oficial; 1 em jogo amigável)
Pedro - 2 golos (2 em jogos amigáveis)
João Vítor - 1 golo (1 em jogo oficial)
Bruno Bernardo - 1 golo (1 em jogo oficial)
Gonçalo - 1 golo (1 em jogo amigável)

Jogos Disputados: 24 [22 oficiais (Campeonato ML, Taça ML) + 2 amigáveis (Palankas, Porto Nobre)]

Vitórias: 9
Empates: 6
Derrotas: 9

Golos Marcados: 54 [50 em oficiais + 4 em amigáveis]
Golos Sofridos: 56 [47 em oficiais + 9 em amigáveis]
Goal-Average: -2

Equipas Defrontadas: 12 (Inter Coimbrões, Portus87, CFC, RD Congo, Énois 05, Inter Desportivo, Juventude Unida, Amigos FC, J04, Reforços D'Inverno, Palankas, Porto Nobre)


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: