terça-feira, fevereiro 26, 2008

1ª Jornada GOLD: Portus87 2 - 1 Gaia United

Pois é, desta vez o Gaia United saiu derrotado na deslocação a S. Mamede.

Mas convém realçar, antes de tudo, o grande jogo que estas equipas realizaram. Como sempre, foi um jogo pleno de raça, vontade, velocidade, disputa física, lances emocionantes, empenho, garra e luta pela vitória. Sem dúvida que este jogos enter estas duas equipas já se começam a tornar um clássico.

Penso que começamos melhor o jogo, a jogar mais abertos, com mais velocidade e com mais perigo. Sérgio na baliza, Nelo e Diguinho cá atrás, Paulo e Né mais na frente. No banco Nuno Tiago, Pedro e eu. Estávamos com mais posse de bola e mais perigosos na frente de ataque, embora sem lances de muito perigo. O Portus apostava mais nos contra-ataques raápidos através de lançamentos longos do Abel.

Mais ou menos a meio da 1ª parte fizemos o 1º golo. Bom trabalho de Diguinho na direita, toca para mim, eu devolvo-lhe, Diguinho remate mas a bola sai para o 2º poste onde aparece o João Vítor a finalizar para golo.

Na 2ª parte o jogo continuou a ser emocionante, com grandes jogadas. Os primeiros 10m são nitidamente do Portus, que através do Sebas, Nuno Mota e João ia criando muitos problemas à nossa defesa. O Sebas fez o empate mais ou menos aos 10m de jogo, num bom lance do Portus.

A partir daí o Gaia United encostou o Portus lá atrás e carregou no acelerador, dominando o jogo. Embora, verdade seja dita, não tenhamos criado lances de muito perigo na 2ª parte, à excepção de um canto onde o Nelo falhou por centimetros a emenda e que nos daria o 1-2. Mas quem não marca sofre e, infelizmente, sofremos o 2-1, através de uma jogada fantástica do Nuno Mota. Recebe de pé direito, finge que chuta mas puxa para o pé esquerdo e desfere um potente remate (fantástico mesmo) ao ângulo, sem hipóteses para o nosso GR Sérgio (que hoje, uma vez mais, realizou uma grande exibição).

Tenho para mim que o empate não ficaria mal neste jogo. Mas aconteceu-nos a nós o mesmo que ao Portus na semana passada. Na semana passada parecia que era o Portus que estava a dominar, mas éramos nós que chegávamos com perigo lá à frente e que fazíamos golo; desta vez, passou-se o inverso: julgamos ter o controlo do jogo e o Portus em contra-ataque ia criando bastanet perigo. Ou seja, o Portus marcou 2 golos, nós marcamos 1... por isso resultado justo!

Destaco ainda a grande exibição do Abel que é, sem dúvida, o melhor GR a fazer a chamada "mancha" aos pés do jogador, tapando o ângulo por completo. Sem dúvida que muita da segurança defensiva do Portus passa por este jogador. E depois João, Zé Manel, Tó Zé e Hélder ajudam a dar grande consitência nas linhas mais recuadas, enquanto que o Manuel Maganete, Nuno Mota e Sebas se ocupam do ataque.

Os meus parabéns à equipa do Portus, pela vitória e pelo jogo que nos proporcionaram. Este foi o 5º jogo entre estas duas equipas, havendo 3 vitórias para o nosso lado e 2 para o Portus. Detes 5 jogos um foi amigável e todos os outros para o Campeonato da Mini-Liga. Por isso, este já começa a ser um jogo com alguma história, daí que seja sempre jogado nos limites.

Jogo bastante fácil de apitar, em minha opinião. Dou os parabéns ao árbitros, que pouco se notaram, embora também se deva dizer que os jogadores facilitaram o trabalho da dupla da Juventude Unida. A prova disso é que houve apenas 6 faltas durante os 40m, 3 para cada lado. Foi um jogo sem polémicas, sem casos, sempre muito bem jogado, nos limites, durinho, mas sem entradas duras ou feias. E quandos e perde assim, apesar de ficar triste na mesma, não fico tanto. Até porque fizemos um grande jogo. Simplesmente o futebol é isto: na semana passada ganhamos nós, hoje ganhou o Portus, o que prova a grande e saudável rivalidade e equilíbrio entre estes dois conjuntos.

Um abraço a todos os Portus e à equipa de arbitragem.


MARCADOR DO GOLO:
- João Vítor.



Rodrigo de Almada Martins


P.S. - Este jogos dão pica de jogar. Por isso, lanço aqui o desafio ao Portus: quando tiverem uma semana livre no calendário telefonem para um amigável. Ou então em nossa casa. É com jogos destes que nos tornamos mais fortes.

Abraços!

Sem comentários: