quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Mini-Liga: Portus87 1 - 3 Gaia United


O jogo já se realizou.

E que grande jogo! Em S. Mamede assistiu-se a uma excelente partida de futsal, com grandes lances de bola, mas acima de tudo com muita raça, muito empenho e muita vontade, bem à imagem das duas equipas em confronto. O Gaia United venceu e venceu bem, quanto a mim. Num momento em que nada o fazia prever, a nossa equipa deslocou-se ao reduto do Portus com apenas 6 elementos (Bernardo não chegou a tempo, Sérgio tinha uma exame amanhã, Ruca e eu estamos lesionados) e venceu, demonstrando um grande carácter e uma grande atitude, típica daqueles quem querem ganhar um jogo! Após uma semana em que registamos um resultado engativo num amigável frente aos Porto Nobre e onde voltaram a ficar evidentes as debilidades ofensivas da equipa, fomos a S. Mamede dispostos a sofrer frente aos favoritos Portus87. E suamos como nunca esta época, daí a vitória. E só suando muito se pode ganhar frente ao Portus87.

A 1ª parte foi bastante equilibrada, sem grande domínio de qualquer das equipas. Começamos melhor e bem cedo fizemos o 1º golo, num excelente remate rasteiro frontal do Paulo, após uma boa jogada colectiva.

Porém, o Portus foi sempre mais rematador e, num desses remates, o João acaba por fazer o empate, numa boa jogada de entendimento do Portus.

Porém, praticamente na jogada a seguir o Gaia United volta a tomar a dianteira do marcador. Jogada de insistência na esquerda do nosso Capitão Nelo, que após perder uma bola consegue recuperá-la e dá para trás para o Paulo que, frente ao Abel, escolheu um lado e colocou a bola de forma perfeita. Era o 1-2 para os gaienses. Mais tarde, nova excelente jogada do Paulo, pela direita, que toca para o Pedro que, numa tentativa de golo de calcanhar à Madjer falha a emenda.
O intervalo chegou e adivinhava-se uma grande pressão por parte do Portus que, após os primeiros 5m, começaram a carregar em força, não mais permitindo ao Gaia United aventurar-se no ataque em ataque continuado. Passamos a jogar como tanto gostamos: em contra-ataque. E fomos explorando assim o adiantamento dos jogadores do Portus, sempre com unidades muito móveis e velozes na frente. O Sérgio, nosso guarda-redes, foi explorando esse facto, com bolas bombeadas para as costas da defensiva do Portus.

Mas claro que os ataques da equipa da casa também iam fazendo mossa e a nossa defesa esteve muitas vezes em apuros. Contudo, penso que apenas há duas oportunidades de golo flagrantes para o Portus, fruto da grande consistência defensiva de toda a equipa, mas principalmente do Nelo e do Diguinho, que voltaram aos bons velhos tempos, a ser dois esteios defensivos da nossa equipa e ainda a lançar ataques de forma fantástica.

Né, Pedro e Paulo, a jogarem ambos mais na frente (sempre com um deles no banco, claro), estavam sempre mais preocupados com a tarefa defensiva e por isso fomos acumulando faltas, chegando mesmo a fazer a 6ª falta, que felizmente não deu em golo para a equipa da casa.
Né, Pedro e Paulo foram sempre muito perigosos no contra-ataque, nunca fazendo com que o Portus se despreocupasse com a sua defensiva.

Já perto do final do jogo, recuperação da bola a meio-campo e Paulo (melhor em campo em minha opinião) parte imaparável isolado para a baliza e, frente ao Abel, coloca-lhe a bola rasteira, sem hipóteses. Era o 1-3 e o Paulo matava o jogo.

A partir daí faltavam 2m para jogar e numa jogada de ataque o Portus falhou um golo de baliza aberta. A partir daí o Gaia United geriu o resultado, à espera do apito final do árbitro.

Recordo que quanto estávamos a tirar a foto de conjunto disse mais ou menos o seguinte: "o dia em que o Gaia United ganhou 3-0 ao Portus". Bem, não foi 3-0, foi 3-1, mas não andei muito longe da verdade. De facto, sentia que neste jogo podíamos virar o rumo da moral da nossa equipa, era hoje o dia, tínhamos de vencer. O Gaia United sempre foi uma equipa que se uniu nos momentos mais díficeis e hoje mais uma vez voltou a fazê-lo. O Gaia United da época passada voltou hoje a S. Mamede: jogadores guerreiros, sempre a correr, lutadores, dispostos a sofrer e a suar pela vitória, por amor ao clube.

Destaco evidentemente a grandíssima exibição do Paulo, autor de um [i]hat-trick[/i]. 3 golos frente ao Portus já seria fantástico, mas destaco a sua calma durante todo o jogo, as suas empreendedoras jogadas pelas linhas e o bom jogo de pivot quando a isso foi chamado. Sem dúvida o melhor homem em campo.

Um abraço a todos os Portus, que lutaram muito e foram uns dignos vencidos, o que só abrilhanta mais a nossa vitória. A nossa equipa costuma fazer grandes jogos contra o Portus, pois é sem dúvida uma equipa que dá gosto defrontar, pois nunca desistem de uma bola e lutam sempre pela vitória, durante os 40m de jogo.

Jogo bastante emotivo, com lances a fazer faísca, num jogo que deve ter dado bastante gozo de jogar (eu infelizmente não pude participar). No final do jogo, quem esteve desentendido durante o jogo tratou de se explicar e cada um disse o que tinha a dizer, penso eu.

Grande jogo. E o melhor é que ainda vão haver mais 2 confrontos entre estas duas equipas para a Mini-Liga. Acabamos a 1ª fase em 2º Lugar a um ponto do Inter Coimbrões. Cá estamos nós, então, para encetar a perseguição ao líder na 2ª fase do Campeonato da Mini-Liga, que promete ser fantástica .

Um obrigado aos árbitros (Inter Coimbrões). A arbitragem foi discutida em certas questões, mas no geral o desemprenho foi muito positivo, ainda para mais num jogo deste calibre.

MARCADORES DOS GOLOS:
- Paulo (3x).
Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: