sábado, janeiro 20, 2007

Amigável: Gaia United 7 - 4 Bola Na Trave

Boas!

O jogo já se realizou.

Foi um bom jogo aquele a que se assistiu há pouco no Liceu de Gaia, entre 2 equipas preocupadas em ganhar o jogo.

O Gaia United venceu por 7-4. Foi o 1º jogo de 2007. Era importante ver como estávamos depois das férias e durante esta época de exames (altura em que fazemos todos uma vida mais sedentária e em que, naturalmente, perdemos forma física) e entrar com o pé direito. Ficamos muito contentes com a nossa prestação, ainda para mais frente a uma bela equipa como são os Bola Na Trave.
Para além disso deram-se dois acontecimentos importantes para o nosso clube neste jogo: o Rui Ferreira voltou a jogar, após uma pausa muito prolongada. Jogou pouco tempo, é certo, mas já deu para ver que está no caminho da recuperação e que pode voltar, dentro de 2 meses, a ser o joagdor importante que foi, pelos golos que marca e pelas assistências que faz; o Sérgio marcou finalmente um golo! Aliás, 2 golos! Ainda não tinha marcado desde que tínhamos entrado para o FFA! Incrível como este nosso amigo ainda não tinha facturado, dado que é detentor de uma fantástica técnica individual! Parabéns, Sérgio! Agora que encontraste o caminho da baliza que venham muitos mais!

Relativamente ao jogo propriamente dito, ao entrarmos no pavilhão, apercebemo-nos que teríamos que defender muito bem, visto que nos faltavam 2 elementos importantíssimos: Paulo (o nosso defesa que também pode fazer de GR) e João Vítor (o nosso GR). Assim, estávamos sem nenhum GR de raiz, tendo que ser o Pedro Almeida a ir dar uma perninha à baliza, lugar que desempenhou com bastante vontade, tendo até efectuado algumas boas defesas, mas realmente como lhe disse no final "quem dá o que tem a mais não é obrigado". O Pedro não é GR, por isso não tinha obrigação de defender os golos que entraram! Apenas podia ter marcado o penalty que falhou!

Começamos pressionantes, fortes no um-para-um e fizemos o 1º golo, por intermédio do Ruca. Contudo, os Bola Na Trave são uma equipa que ataca muito bem, sendo muito rápidos na transposição defesa-ataque e deram a volta ao marcador, ficando este nos 1-2.

Depois disso, sucedeu-se a pior fase do jogo, com muito jogo a meio-campo, muitas faltas por parte de ambas as equipas (algumas dela durinhas, principalmente do nosso lado, pelo que peço desculpa ao Vítor por esse facto, mas realmente o pavilhão é muito pequeno e propicia ao contacto físico entre os jogadores), muito pontapé para a frente e poucas jogadas de entendimento. Foi a pior fase do encontro.

Depois, com a entrada de Diguinho para a nossa defensiva, a equipa assentou o seu jogo e começou a circular melhor a bola, através das entradas pelas alas por pate do Ruca, Sérgio, Nuno e por mim, sendo muito bem ajudados cá atrás pelo Diguinho, Nuno Tiago e pelo Nelo, que estiveram insuperáveis na defesa.

E assim surgiu o empate por intermédio do Diguinho, numa boa combinação, tendo o Diguinho picado a bola de primeira à saída do GR dos Bola Na Trave (atenção que estamos a falar de um grande GR, que só não defendeu mesmo aquilo que não pôde. Muito bom GR mesmo! Mais uma vez, volto a pedir desculpa por aquele remate à queima-roupa que foi embater na cara dele!).

A partir daqui surgimos mais motivados e tentamos chegar ao golo que nos pusesse em vantagem, golo esse que apereceu através de uma boa combinação entre eu e o Nelo, tendo-lhe oferecido o golo que, o Nelo, cara-a-cara com o GR contrário, não perdoou. Estava feito o 3-2.

Neste momento os Bola Na Trave reagiram, como equipa forte a atacar que são. E mandaram, se não me falha a memória, 3 bolas aos postes. De referir também que esta equipa tem muito bons rematadores de fora da área, tendo obtido assim os seus golos. Mesmo assim é de salientar, nesta fase, o fantástico desempenho ofensivo por parte do Nuno Tiago, que esteve muito bem nas antecipações (fez um jogo fantástico), do Diguinho e do Nelo.

Contudo, nós em contra-ataque, voltamos a funcionar o marcador, desta feita através do Sérgio. Foi uma alegria enorme ver o Sérgio marcar um golo pelo Gaia United! Foi a 1ª vez desde que entramos para o FFA que o Sérgio marcou! É um jogador com uma grande técnica, mas por uma razão ou outra, ainda não tinha marcado desde que está no FFA. O Sérgio fez, assim o 4-2 para nós.

Mas logo a seguir, numa jogada proveniente de um livre, os Bola Na Trave fizeram o 4-3. Tivemos que partir para cima e chegamos ao 5-3 por intermédio de Diguinho, naquele que foi, talvez, o melhor golo da tarde, já que , ainda no nosso meio-campo, com uma bela finta, deixou para trás um elemento dos Bola Na Trave e depois conduziu a bola até à área contrária, passou por mais um jogador e rematou seco. O remate bateu num defesa contrário e tomou o caminho das redes. Estava feito o 5-3.

Logo a seguir, e estando nós motivados, surgiu o nosso 6º golo, mais uma vez por intermédio do Sérgio, que fez um grande jogo hoje! O seu 2º golo no FFA, mais uma vez a passe meu! Que venham muitos mais golos, Sérgio, agora que encontraste o caminho da baliza!

Apesar da nossa melhor atitude nestes momentos finais, os Bola Trave reduziram para o 6-4, num potente remate de fora da área, sem hipóteses para o nosso GR improvisado - Pedro Almeida.

A partir daqui, o jogo ficou muito partido, ambas as equipas estavam algo cansadas, visto que o jogo durou mais que uma hora. E foi assim, que num excelente lance individual, o Ruca faz o 7-4 final, num remate cruzado com o seu melhor pé: o esquerdo.

Foi um grande jogo, que teve sem dúvida duas fases distintas: os primeiros 30m, no qual houve um grande equilíbrio entre as duas equipas; os restantes minutos, fruto da nossa melhor preparação física, foram nossos e foi aí que conseguimos trepar no marcador.

Os Bola Na Trave são uma bela equipa com bons executantes e que sabem trocar a bola no ataque, fabricando boss jogadas em conjunto e fazendo uso do potente remate de longa/meia distância que possuem. Mas como me disse o Vítor (pessoa excelente, que gostamos muito de conhecer!), ainda estão mal preparados fisicamente. Penso que quando conseguirem aliar o bom jogo ofensivo a a óptima circulação de bola a uma maior consistência defensiva e a uma melhor preparação física (principalmente este ponto), podem-se tornar uma grande equipa, pois têm qualidades individuais para isso e dispõem de um grande GR.

Um grande abraço aos Bola Na Trave, são pessoal altamente, principalmente o Vítor e muito obrigado por se terem deslocado ao Liceu de Gaia para este amigável contra nós.

Já ficou prometida uma "2ª mão" nos Carvalhos, em acsa dos Bola Na Trave.

Abraços a todos!


Marcadores dos Golos:
- Ruca (2x);
- Diguinho (2x);
- Sérgio (2x);
- Nelo.


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: