sábado, janeiro 27, 2007

Mini-Liga 9ª Jornada: Enois 05 3 - 1 Gaia United

Pois é, meus amigos! A invencibilidade do Gaia United chegou ao fim. Já não há equipas invictas na Mini-Liga 2006/2007!

E a verdade é que não há nada a dizer. Quando se perde bem, apenas há que dar os parabéns a quem foi melhor. E hoje o Enois foi melhor que o Gaia United. Jogaram melhor, foram mais espertos na gestão de jogo, estiveram melhor individualmente e mereceram a vitória sem qualquer tipo de dúvidas. Não tirando de forma nenhuma o mérito ao Enois, quem se deslocou hoje a S. Mamede para ver este jogo não viu o Gaia United habitual.

O Enois dominou toda a 1ª parte, onde apenas fizemos julgo que 4 remates. O Enois foi mais pressionante, controlou melhor a bola, defendeu melhor, estavam melhores fisicamente e mostraram que o Enois que começou o campeonato mudou. Estão mais confiantes, mais aguerridos e com mais vontade. Julgo que, a jogarem assim, vão subir muitos lugares na classificação.

Nós entramos muito mal no jogo, apáticos, sem iniciativa, com pouca agressividade e vimo-nos muitas vezes em inferioridade numérica cá atrás. E nos golos do Enois, não lhes tirando o mérito (como é óbvio!), fomos muito apáticos, demasiado ansiosos e nervosos, tendo mesmo num lance oferecido um golo ao Enois quando tínhamos a bola controlada. O atacante do Enois, sozinho em frente ao João Vítor, não perdoou.

E quando se perde a invencibilidade deste modo, não há que ficar com ressentimentos. Tristes sim! Desiludidos sim! Mas com vontade de ganhar já o próximo jogo !!!

O Enois fez, na minha opinião, um grande jogo! Tiveram 3 unidades em grande forma: Igor, Turko e Maurício, que construíram muito boas jogadas e souberam controlar o jogo, principalmente na 1ª parte.

Ao intervalo já estávamos a perder por 3-0 e fomos para o balneário falar, acalmarmo-nos e tentar inverter a situação. A equipa voltou com vontade de mudar as coisas e aos 5 minutos da 2ª parte, o Diguinho fez o 3-1. Pensamos que as coisas podiam ser mudadas e a partir daí, penso que não estou a dizer nenhuma mentira, asfixiamos o Enois que, aflitos, sacudiam as bolas como podiam lá para a frente, apesar de terem tido 2 ou 3 lances importantes.

Mas a verdade é que jogar no meio-campo do adversário não significa ganhar. Nos outros 6 jogos da Mini-Liga que fizemos, tivemos poucas vezes no campo do adversário e marcamos golos e ganhamos os jogos. E é por isso que digo e reafirmo que não somos candidatos ao título. Ainda não temos a capacidade, que por exemplo o Portus teve no jogo com os Amigos, de recuperar de uma desvantagem de 3 golos.

As grandes equipas vêm-se nestes momentos e nós ainda não somos uma grande equipa. Mas vamos ser.

Ontem, na 2ª parte, partimos para cima do Enois, mas não conseguimos inverter o rumo dos acontecimentos, fruto do bom esforço dos homens do Enois e fruto da boa exibição so seu GR. É verdade que tivemos lances para empatar... 2 remates muito perigosos, um lance falhado de baliza aberta, inúmeros cantos, grandes remates para defesa do GR adversário.

Contudo, a equipa do Enois, ontem, foi mais esperta e mais forte fisicamente e, muito por culpa da grande 1ª parte que fizeram, ganharam o jogo. Tiveram imenso mérito e dou-lhes os meus parabéns por isso. Quando se perde assim temos que reconhecer a superioridade dos nossos adversários!

Parabéns também aos árbitros dos Reforços, que fizeram uma boa arbitragem, num jogo sem casos (excepto um golo que foi anulado ao Enois, que julgo que decidiram bem, pois pareceu-me haver falta sobre o nosso GR).

Voltamos fracos fisicamente depois do Natal. As épocas de exames não nos correm bem. O ano passado podíamos ter ganho a Longa Vida.. mas chegaram os exames e fomo-nos abaixo. Mas isso não é desculpa para o péssimo jogo que fizemos, onde penso que faltou alguma entre-ajuda entre os sectores da equipa e onde faltou também algum espírito de equipa para mudar os acontecimentos.

Quero chamar a atenção para o facto desta ser a nossa 2ª derrota esta época (perdemos 1-2 com o InterDesportivo no início da época na Juventude Unida Relâmpago e agora esta derrota com o Enois), sendo que o nosso único empate foi também precisamente com o Enois, num amigável, no final de 2006.

As equipas não se vêm nas vitórias, mas sim nas derrotas! E é agora que temos que nos unir e mostrar a nossa força e pensar em reconstruir animicamente a equipa, pois temos valor e já o mostramos muitas vezes esta época.

Dou os meus parabéns à malta do Enois, tudo pessoal muito fixe, que finalmente encontraram o caminho das vitórias (infelizmente foi contra nós, azar!). Abraços para eles, em especial ao Igor e ao Rafael, que deve estar a vibrar com esta vitória no Luxemburgo. Rafael... não queria ver-te feliz devido a uma vitória sobre o Gaia United... mas é a vida!

Um abraço a todos: plantel do Enois e equipa de arbitragem.

PERDEMOS UMA BATALHA, MAS NÃO A GUERRA.
DOMINARMOS OS OUTROS É SINAL DE FORÇA; DOMINARMO-NOS A NÓS PRÓPRIOS TORNA-NOS INVENCÍVEIS.
TIFFARE É UN DOVERE DE TUTTI, RIUSCIRCI É UN ONORE DI POCHI! FORZA RAGAZZI!

MARCADOR DO GOLO:
- Diguinho.


Rodrigo de Almada Martins


P.S. - Não sabia se havia de falar neste ponto, mas penso que também não ficava bem com a minha consciência se a ele não me referisse. Estou a falar do facto de ter havido hoje no pavilhão de S. Mamede uns "adeptos" do Enois que tudo fizeram para estragar o ambiente do jogo.

Hesitei em comentar isto aqui porque tudo ficou resolvido na altura, pois tomei a iniciativa de ir falar com uma das pessoas que estava a mandar bocas como "oh cromo"; "põe gelo"; "toma lá"; "é pa cueca". Julgo que é um bocado deselegante estarem duas equipas a jogar à bola e haver pessoas que vão para lá para gozarem com as outras equipas e tentarem diminuí-las.

Daí ter tido aquela reacção quando marcamos o golo, tendo apontado na direcção desses "adeptos" que estavam no banco do Enois.

Contudo, como não sou pessoa de arranjar conflitos, senti-me mal com a minha atitude e fui ter com uma dessas pessoas e disse-lhe que achava mal o que ele estava a fazer, que aquilo era a Mini-Liga e não um Campeonato de Arruaceiros, que não ficava bem fazer isto num pavilhão num jogo destes, entre 2 equipas que se conhecem bem e que nunca arranjaram qualquer tipo de conflito entre elas. Essa pessoa compreendeu e tudo ficou esclarecido, tendo até cumprimentado o elemento em causa no final do jogo.

Apenas escrevo isto aqui para dizer ao Igor para ter atenção a esta situação, pois não favorece ninguém e dá uma má imagem da equipa do Enois, que é tudo malta 5 estrelas, até para além do facto dessas pessoas não serem elementos do plantel do Enois.

Agrada-me imenso que haja público nos pavilhões, mas não deste modo.

Não querendo ser moralista, porque também não somos anjinhos nenhuns, nos 6 jogos anteriormente realizados e que vencemos, nós apenas levamos as namoradas e os irmãos mais novos e nunca, em situação alguma, alguém teve este tipo de atitudes contra a equipa derrotada. Nem nunca iremos ter.

Um abraço a todos.

Sem comentários: