terça-feira, junho 19, 2007

8ª Jornada: Gaia United 6 - 2 J04

O jogo já se realizou.

Era o jogo do título para o Gaia United. Se ganhássemos garantíamos desde logo o título de Campeões da Mini-Liga 2006/2007. Um empate ou uma derrota levariam tudo para o último jogo, frente aos AS4H (2ºs), em nossa casa, em que um vitória ou mesmo um empate nos garantiriam o Campeonato.

Este era um jogo que aguardávamos com grande expectativa e nervosismo. Primeiro, porque, em caso de vitória, seria o 1º grande título para o Gaia United; segundo, porque este jogo andava para ser jogado há muito e vinha sendo adiado consecutivas vezes.

Para além disso, os J04 são uma equipa com jogadores com bastante talento e que sabem tratar bem a bola. Em termos colectivos ainda não são tão fortes, mas a nível individual têm jogadores muito bons, capazes de fazer a diferença no um para um.

Todo o trabalho de uma época, no nosso caso, decidir-se-ia neste jogo, frente aos J04. Tínhamos que dar tudo por tudo, correr como nunca antes tínhamos corrido e lutar com até à exaustão, de modo a trazer o Campeonato da Mini-Liga 2006/2007 para Vila Nova de Gaia.

Daí que fosse normal que o nervosismo tivesse sido uma constante do dia de hoje. A nossa grande campanha neste campeonato iria ser posta à prova hoje, pelas 22h, no GaiaUnitedArena.

Era o jogo de todas as decisões. Pelas 22h, no GaiaUnitedArena, as bancadas estavam bastante compostas. O Marco Coelho (Universidade FC) encarregue de fazer o filme do jogo a meu pedido (até se deslocou para a zona de imprensa do GaiaUnietdArena para melhor capturar os instantes do jogo) e o Sabão (também do Universidade FC), o Nuno dos Amigos, Mourão e Fábio dos Dragões, o Hélder dos RD Congo, João do Portus87, amigos nossos de infância e de agora (como o Sérgio, Filas, Filipa, Joana Pinto, Pika, Alix e o Daniel), entre outros (desculpem se me estou a esquecer de alguém). Depois estavam também alguns pais, mães, irmãos (Zé Paulo - irmão do nosso atleta Pedro), namoradas, irmãos das namoradas, amigos dos amigos, enfim... bastante público para assistir a este jogo decisivo da história do Gaia United. Este foi, sem dúvida, até hoje, o jogo mais importante do Gaia United no FFA e, consequentemente, na sua história.

Contudo, a nossa entrada foi fantástica, não dando a entender o nosso nervosismo. Foi mesmo uma entrada "à Gaia United ", com grande poder físico e trocas constantes no ataque, com uma pressão infernal nos adversários portadores da bola e com uma raça, uma vontade e um querer do tamanho do Mundo. Se os nervos existiam, pareceu que desapareceram no instante em que o Esguelha deu o apito inicial. A nossa equipa uniu-se e partiu para uma primeira parte estrondosa (ainda melhor que a 1ª parte frente ao Enois). Os primeiros 20m foram verdadeiro futebol de rua, com passes de primeira, tabelas, lançamentos em profundidade para o ataque, cortes no limite do esforço, raça, energia, velocidade, desmarcações constantes, pormenores técnicos fantásticos e agressividade física.

Com este início, foi com naturalidade que chegamos aos golos. O primeiro (antes dos 5m de jogo) surge, mais uma vez, de um remate de fora da área do nosso "bombardeiro" Diguinho. Recebe a bola no meio-campo adversário ligeiramente encostado para a esquerda, flecte rapidamente para o meio e chuta com força para o fundo das redes, fazendo a bola uma espécie de arco e chapéu por cima do GR dos J04. Com este golo, Diguinho aumentava para 16 golos a sua contagem pessoal.

Depois deste golo a equipa motivou-se ainda mais. Continuamos a jogar para a frente, sempre em progressão, nunca parando, semrpe rápidos a pôr a bola em jogo e a executar. E é aqui que começa a grande exibição do Gonçalo. Bola bombeada para a frente pelo nosso GR Paulo (o nosso habitual guardião João Vítor não estava disponível, devido a exames), Gonçalo pára no peito, roda sobre o defesa que o marcava e atira de pronto de pé esquerdo, a fulminar autenticamente a baliza adversária.

Logo de seguida, o Gonçalo volta a fazer das suas, em jogada bastante idêntica. Paulo volta a meter a bola no Gonçalo que dá duas passadas em direcção à baliza e volta a colocar a bola no fundo das redes, de novo de pé esquerdo, num remate potente e seco, de uma execução técnica dificílima, já que o pé esquerdo nem é o seu melhor pé. Também não é o mau, é o menos bom. De qualquer das formas, estava feito o 3-0, sendo que este 2º golo no jogo por parte do Gonçalo representa o seu 7º golo na lista dos melhores marcadores, o que, tendo em conta que apenas participou em 5 jogos, é de enaltecer.

Pouco depois passa o Ruca a jogar com o Gonçalo na frente (saída do Pedro - que está a jogar lesionado). Quando estes dois jogadores se encontram numa frente de ataque tudo pode acontecer. O Gonçalo estava a jogar fenomenalmente; importava, então, ver qual a condição física do Ruca (nosso melhor marcador), que desde o jogo com os Amigos e depois contra os J04 (fora) anda a tentar curar dois teimosos entorses.

Mas o Ruca surgiu em grande, como já não se via há bastante tempo. Rápido a executar e agressivo a sair dos dribles, foi fazendo a cabeça em água à defensiva contrária, enquanto o Gonçalo continuava a espalhar o seu futebol rápido e de grande nível.

E então, à sua imagem e semelhança, o Ruca recebe uma bola na direita, parte para uma jogada individual, após boa jogada de entendimento com o Diguinho e Nelo, tira dois adversários do caminho e remata forte para o poste mais próximo, sem qualquer hipótese para o GR contrário. Era o 4-0 e as coisas pareciam estar bem encaminhadas.

Logo depois, surgia o 5-0. Jogada do nosso Capitão Nelo pelo lado esquerdo, a levar tudo à frente, a encarnar a raça de um verdadeiro Capitão e, quando lhe surge o GR dos J04 pela frente, toca subtilmente para o Ruca que, de baliza aberta, fez o que lhe competia: atirou para o fundo das redes. Era o 2º golo do Ruca neste jogo e o seu 19º na Mini-Liga, ficando a par com o Pedro Nuno na lista dos melhores marcadores, se bem que apenas nos falte realizar apenas um jogo (frente aos AS4H), enquanto que os Amigos dispõem de mais 3. Para além disso, convém não esquecer nomes como Hernâni, Pedro, Daniel e mesmo o nosso Diguinho.

Depois do 5º golo, optamos por fazer algums trocas na equipa: saídas de Gonçalo e Diguinho para as entradas de Rodrigo (eu) e Miguel. Com estas entradas não se perdeu o fulgor inicial e a prova disso mesmo é o aparecimento do 6º golo, numa jogada de locomotiva do Nelo, bem à sua imagem, levando a bola pelo corredor esquerdo em esforço e, quando lhe sugre o último defesa ao caminho toca para mim que, na zona do penalty, recebo a bola e atiro a contar para o fundo das redes, naquele que foi o meu 13º golo no Campeonato. Estava feito o 6º golo, a coroar uma 1ª parte de alto nível, do melhor que vi esta temporada na Mini-Liga e no FFA.

Mesmo antes do intervalo, os J04 reduzem para 6-1, num canto bem executado em que, ao 2º poste, o jogador dos J04 encostou para a nossa balzia, sem quaisquer culpas para nosso GR Paulo (que esta noite sofreu, curiosamente e infelizmente para nós - porque sofrer golos nunca é bom - os seus primeiros golos na baliza do Gaia United, o que é de referir já que ainda disputou alguns jogos em substituição do nosso habitual guardião João Vítor).

Ao intervalo, o 6-1 quase que nos garantia o título. Ainda ninguém nesta Mini-Liga nos tinha marcado 5 golos e não era logo agora, com toda a certeza, que nos ia fazer. Apenas tínhamos que gerir o jogo com inteligência e jogar para os nosso homens mais adiantados resolverem lá à frente, de modo a sustermos uma eventual reacção por parte dos J04.

Nesta 2ª parte começamos o jogo com o Paulo na baliza; Miguel e Nelo cá atrás e Ruca e Gonçalo na frente. Destaco aqui a juventude no nosso plantel, que praticamente jogou assim durante uns bons 10m. O Paulo tem 21 anos; o Miguel 17; o Nelo 21; o Ruca 22; o Gonçalo 16. Ora, num jogo desta importância para o Historial do Gaia United, jogarmos durante 10m com dois atletas ainda menores de idade é de valorizar. De facto, temos vindo a desenvolver um trabalho nos treinos que permite dispôrmos na mesma de segurança defensiva e pujança física, mesmo que joguemos com o Miguel e o Gonçalo, naturalmente mais fracos fisicamente. Destaco também a evolução do meu primo Miguel (do Gonçalo, a nível técnico é dos melhores jogadores que temos e por isso a sua evolução não se nota tanto, pois não somos nós a ensiná-lo, mas sim as camadas jovens do Boavista). O Miguel - irmão do Diguinho - tem vindo a esforçar-se imenso nos treinos e está a tornar-se num defesa de grande nível: forte no choque, rápido e incisivo a cortar e seguro a sair para o ataque. Tudo qualidades que, curiosamente, o seu irmão mais velho Diguinho evidencia. Por isso, julgo que estamos de parabéns por pôrmos dois menores a jogar a este nível, frente a adversários mais velhos e, naturalmente, com maior poder físico. Assim se faz o futuro do Gaia United.

Na 2ª parte os J04 entraram com uma atitude diferente, mas apenas conseguiram marcar um golo, de peonalty. O Diguinho, Miguel, Nelo e Pedro iam controlando cá atrás as operações, enquanto que o Ruca, Gonçalo e eu íamos investindo no ataque. Os J04 tiveram mais posse de bola na 2ª parte e ainda tiveram direito a 2 livres de 10 metros, a castigar as nossas 6ª e 7ª faltas. Uma dessas faltas foi brilhantemente defendida pelo Paulo, que mostrou mais uma vez que é importante na nossa equipa na baliza, na defesa, no ataque, no balneário, enfim, no grupo.

Daí até ao final fomos gerindo o jogo, esperando ansiosamente pelo apito do árbitro. Contudo, mesmo a acabar, um lance entre o Ruca e um jogador contrário ia estragando a nossa festa do título. Não estragou, mas manchou. O Ruca recebe uma bola na linha direita (junto ao banco dos J04), parte para cima do seu adversário, faz-lhe um drible fantástico, já tinha passado por ele, ia para a baliza, quando esse mesmo adversário decide autenticamente ceifá-lo por trás, com uma gesto técnico digno de karaté, que atira o Ruca, violentamente, para o chão. O Ruca reagiu de pronto (é dos jogadores que mais tem sofrido faltas na Mini-Liga, algumas delas bastante marcadas nas pernas e nunca se veio aqui queixar), embora frise-se que não agrediu o referido jogador dos J04. O banco dos J04 reagiu também de pronto, nós também. Os jogadores acalmaram-se uns aos outros, estava tudo a serenar, quando um responsável dos J04 tem a típica atitude de abandonar o pavilhão e ir para os balneários, sendo seguido por alguns elementos da sua equipa, por outros não. Essa atitude, desnecessária, quanto a mim (já vivi no FFA momentos incomparavelmente mais tensos que estes e nunca abandonamos nenhum jogo), ficou mal vista e exaltou os ânimos. Entretanto, o jogador dos J04 foi expulso, bem como o Ruca (injusto quanto a mim já que foi autenticamente ceifado por trás, qualquer pessoa reagia a uma entrada daquelas (repito que não agrediu), com a nítida intenção de lesionar o adversário, visto que o Ruca já tinha, há muito, passado pelo jogador. É o único reparo que faço à arbitragem do Esguelha e do Chita, que de resto foi das melhores que já vi na Mini-Liga, principalmente o Esguelha que tinha o cuidado de explicar o porquê das suas decisões aos jogadores). Mas os jogadores dos J04 lá voltaram para cumprir os últimos segundos de jogo que restavam e a partida terminou.

Quando o jogo terminou seguiram-se os abraços entre a nossa equipa e o cântico de CAMPEÕES ALLEZ, CAMPEÕES ALLEZ, CAMPEÕES ALLEZ, CAMPEÕES ALLEZ !!! Estávamos de parabéns! Conseguimos ganhar 16 jogos dos 17 que disputamos, o que prova a nossa sensacional prestação nesta Mini-Liga 2006/2007. O João Vítor, o nosso super-guardião, não se pôde deslocar ao GaiaUnitedArena, mas aquele abraço que demos no final incluía-o a ele. Logo depois vieram os parabéns: primeiro do João do Portus87 (que fez pessoalmente questão de, como ele próprio disse, "fazer a entrega do testemunho", visto que o Gaia United sucede, assim, ao Portus87 como Campeão da Mini-Liga. Um muito obrigado ao João, quer pelos magníficos jogos que nos proporcionou, quer pela sua prontidão e correcção na resolução dos problemas relacionados com calendários, polémicas, adiamentos, arbitragens, etc.), depois parabéns de muitas outras pessoas que lá estavam no GaiaUnitedArena. O nosso trabalho deu finalmente frutos. Sem dúvida que foi uma prova dífícilima, que exigiu de todos nós o máximo de sacrifício e de treino. Mas no final tudo isso compensou. Sagramo-nos CAMPEÕES DA MINI-LIGA 2006/2007 !!! Sempre com a mesma equipa (excepto a entrada do Gonçalo), sempre com o mesmo sonho e a mesma vontade de erguer este troféu de 1ºs Classificados !!!

Ainda me parece que estamos a viver um sonho. Na época passada contamos 9 vitórias, 3 empates e 17 derrotas. Esta época vamos com o impressionante número de 29 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. Esta é a prova de que uma equipa não se faz de uma dia para o outro, requer tempo e trabalho, bem como ambição, união e esprítio de sacrifício em prol do Clube.

Por tudo isto só posso dizer que me sinto orgulhoso por pertencer a este grande Clube: o Gaia United . Mas, mais que isso, sinto-me feliz por fazer parte deste grupo de amigos que, tenho a certeza, nunca mais hei-de apagar das minhas memórias e do meu coração.

A todos eles, o meu sincero OBRIGADO.


Rodrigo de Almada Martins


P.S. - Amanhã com mais calma farei outro post sobre os nossos passos até chegarmos ao título de Campeões da Mini-Liga 2006/2007. Até lá, um abraço!

Sem comentários: