sexta-feira, junho 15, 2007

Mini-Liga 18ª Jornada: Gaia United 4 - 1 Enois 05

O jogo já se realizou.

No GaiaUnitedArena, o Gaia United recebeu e bateu o Enois05 por 4-1, naquele que foi um jogo bastante interessante, com poucas faltas e boas jogadas por parte das duas equipas. De dizer que este jogo encerrava um facto muito especial, pois o Enois foi, até agora, a única equipa que nos conseguiu bater nesta Mini-Liga 2006/2007 (por 3-1). Daí que estavam lançados todos so ingredientes para este jogo. Seríamos nós capaz de superar psicologicamente este facto ou deixar-nos-íamos ir abaixo por causa disso? Também é de realçar que já fizemos outro amigável com o Enois esta época, que terminou empatado a 4 bolas, para além do jogo na Fase Final da Taça Nacional Taça dos Campeões FFA, o qual tínhamos ganho por 3-1. Estavam assim reunidas as condições para um excelente espectáculo de futsal.

O Gaia United entrou muito forte na partida, a não facilitar, com uma frescura física e um raça e vontade que penso que deixaram um pouco confusa a equipa do Enois (que hoje se apresentou bastante desfalcada, com as ausências do Turko, Maurício e Luisinho, que jogou, embora bastante limitado fisicamente. Ou seja, da equipa inicial do Enois apenas estava a jogar o Igor e o GR. Logo, estas ausências, até pelo facto de serem excelentes jogadores, notam-se bastante).

Como estava a dizer, a nossa entrada foi fulgurante, com belas jogadas de entendimento entre o Diguinho, Nelo, Paulo e Gonçalo, que ia dando bastante trabalho ao GR do Enois, que fez uma excelente exibição, principalmente a opôr-se aos remates do elemento mais novo do nosso plantel.

Com a nossa entrada demolidora, o 1º golo tinha de surgir. E surgiu através de um canto, após entrada triunfante do Nelo ao 1º poste, a antecipar-se a um defesa e a atirar forte e sem hipóteses para a baliza. Estava feito o 1-0.

O 2-0 surge logo a seguir, num livre a nossa favor à entrada da área do Enois. Diguinho assumiu a responsabilidade de cobrar o livre e, como já vem sendo habitual, desfere um remate forte e tenso que, após sofrer um desvio num defesa do Enois, segue para o fundo das redes.

O 3-0 surge mesmo no final da 1ª parte, com uma bela jogada de entendimento colectiva, concluída pelo Diguinho com um remate cruzado colocadíssimo, naquele que foi o seu 15º golo no Campeonato.

No reatar da partida, o Enois apareceu mais solto e mais rápido a sair para o ataque e também mais forte a pressionar na frente. O equilíbrio passou a ser maior e as jogadas de bola sucediam-se de parte a parte.

Num desses lances, o Nuno recebe a bola na esquerda, ultrapassa um defesa do Enois e, junto à grande área, com uma frieza apreciável, desfere um remate cruzado muito bem colocado, fazendo o 4-0. Foi o seu 1º golo no Campeonato, estando por isso de parabéns!

Logo depois o Enois teve uma boa reacção e chega ao 4-1, num lance muito confuso na nossa grande área, em que o João Vítor e eu nos emburlhamos com a bola e esta sobra para a zona do penalty, onde aparece o Luisinho - penso eu - a reduzir a nossa vantagem para três golos de diferença.

Daí até ao final fomos gerindo o resultado, tentando ter mais posse de bola, pois o importante era segurar a vantagem e garantir os 3 pontos. Claro que na frente deixávamos sempre o Gonçalo, que hoje esteve endiabrado e que só não fez o gosto ao pé porque o GR do Enois se opôs muito bem aos seus remates e porque, após uma fantástica jogada individual, atirou ao ferro da baliza contrária.

Penso que a vitória não oferece contestação. Fomos a melhor equipa durante so 40m de jogo, tendo tido uns 20m iniciais fantásticos. Na 1ª parte fizemos das melhores exibições que nos vi fazer, praticamente a jogar os primeiros 20m todos no meio-campo adversário. Penso que o nosso fulgor, raça, vontade e pujança física nos primeiros minutos decidiu o jogo a nosso favor, pois após aqueles 3 golos de rajada o Enois já pouco podia fazer.

Relativamente à arbitragem, nada a dizer, foi muito boa. Apenas ter que agradecer ao Rodolfo e ao João pelo frete (a arbitragem pertencia aos J04), pois apenas tomaram conhecimento desta arbitragem hoje à tarde. A eles o nosso muito obrigado e, caso estejam em situação semelhante, não hesitem em contactar-nos.

E após mais estes 3 pontos, estamos finalmente a uma vitória do título, que pode ser já na Segunda-Feira, 22h, no GaiaUnitedArena, frente à equipa dos J04. A festa do título pode acontecer na Segunda-Feira, mas para isso vamos ter que ultrapassar a forte equipa dos J04, que está a realizar um campeonato muito consistente.

Um abraço ao pessoal do Enois, aos árbitros e a toda a malta que foi ver o jogo de ontem ao GaiaUnitedArena.


MARCADORES DOS GOLOS:
- Diguinho (2x);
- Nelo;
- Nuno.


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: