sexta-feira, junho 01, 2007

Mini-Liga 17ª Jornada: J04 0 - 3 Gaia United

O jogo já se realizou.

O Gaia United deslocou-se ao recinto dos J04 e venceu por 0-3, naquele que foi o seu último jogo em terreno alheio na Mini-Liga 2006/2007.

Excelente jogo aquele que se realizou esta noite em S. Mamede. Duas equipas em busca da vitória, num jogo bastante correcto, com poucas faltas e com boas jogadas, quer colectivas, quer individuais. De referir que os J04 são uma equipa que trata bem a bola e bastante perigosa a nível individual, pelo que esta vitória não se nos afigurou nada fácil.

O Gaia United entrou melhor no jogo, mais acutilante no ataque e com mais posse de bola. O Gonçalo era o nosso ponto de referência (ajudado pelo Pedro que ia tabelando e criando espaços à sua volta) e as jogadas perigosas do nosso ataque sucediam-se, sempre bloqueadas pelo GR dos J04, que se exibiu a grande altura, principalmente no que toca a sair-se aos pés dos jogadores da nossa equipa (a fazer a apelidada "mancha").

Mas como diz o ditado: "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"! E foi mesmo isso que aconteceu. Após um canto dos J04, a nossa equipa intercepta a bola e, logo de seguida, o Diguinho sai disparado da sua área, recolhe a bola em esforço, deixa para trás o elemento mais recuado dos J04 e dirige-se em grande velocidade, imparável, para a baliza adversária. Frente ao GR, como já é habitual no Diguinho, a frieza tomou conta dele e atirou implacavelmente para o fundo das redes. 0-1 para o Gaia United quando estavam decorridos cerca de 10m de jogo.

Nos restantes 10m julgo que o jogo foi todo nosso, já que apenas permitimos um ou dois contra-ataques dignos de registo por parte dos J04.

Íamos controlando o jogo - apesar de termos diminuído na questão da posse da bola - e lançando ataques rápidos, com um, dois toques. Num desses ataques surgiu o nosso 2º golo. Diguinho endossa-me a bola da ala para o meio, Ruca leva dois defesas com ele, eu solto-me do meu marcador e, ainda algo distante da linha da grande área, desfiro um remate seco e rasteiro para o canto esquerdo da baliza dos J04, remate esse que levava selo de golo. E estava feito o 0-2 para a nossa equipa.

Foi assim que chegamos ao intervalo, com 0-2 no placard, fruto de dois golos dos primos Rodrigos.

Na 2ª parte os J04 entraram de forma diferente, bastante mais desinibidos no ataque, com mais posse de bola, com rapidez de movimentos, apesar de nunca terem conseguido furar a nossa defesa. E se eventualmente o conseguiram depararam-se com um monstro na baliza. Seu nome: João Vítor. Várias vezes foi chamado a intervir, mas sem dúvida que fica na retina aquelas duas defesas seguidas a uma investida atacante dos J04. Após ter defendido um remate que levava fogo em direccção ás nossas redes, ainda teve reflexos para ir fazer a mancha ao jogador que ia fazer a recarga. Fantástico, de facto!

Os J04, como disse, foram mais incisivos e podiam efectivamente ter marcado um golo, mas a nossa defesa fecha-se muito bem e não dá quaisquer veleidades a quem quer furar pelo meio do terreno.

E então depois de estabilizarmos o jogo, começamos a produzir o nosso futebol, com as boas entradas em campo do Sérgio, do Gonçalo e do Ruca (que tinham estado no banco no início da 2ª parte). E falhamos pelo menos um glo escandaloso, em que eu, frente à baliza, remato torto e sem direcção.

Ainda deu para vermos o Ruca de novo em acção (depois de se ter lesionado gravemente num jogo contra os Amigos após uma entrada não maldosa de um jogador que não pertence ao plantel dos Amigos - é por causa destas situações que eu sou contra as chamadas de elementos extra-plantéis), a executar birlhantes pormenores técnicos e boas tabelas e triangulações no início da 2ª parte, quando jogamos os dois na frente. Contudo, já quase no final do desafio, o Ruca voltou a fazer novo entorse, numa jogada sem qualquer tipo de maldade. É o mal de andarmos a curar lesões à pressa!

Quando faltavam poucos minutos para o término do encontro, surge a jogada que matou o jogo. Nelo recebe uma bola na esquerda, faz uma finta fantástica em direcção à linha e, em esforço, cruza para o nosso "miúdo" Gonçalo que apenas tem que encostar lá para dentro. Era o 0-3 e o jogo estava decidido. O Gonçalo, diga-se, que fez o seu 4º golo em apenas 2 jogos no Campeonato.

Resumindo e concluindo: bom jogo hoje em S. Mamede contra uma equipa que, com mais jogos nas pernas (pena que não participem em torneios e amigáveis), pode vir a ser um caso de sucesso no FFA.

Relativamente à arbitragem nada a apontar, excepto aquele lance do atraso ao GR, que já foi falado na altura e explicado pelo Hélder.

Uma palavra de apreço para este plantel dos J04, que é malta bastante porreira, 5 estrelas mesmo. O jogo decorreu sem problemas absolutamente nenhuns, porque ambos os plantéis decidiram não complicar, porque disputaram sempre o jogo e só pensaram na bola. Pena que nem todas as pessoas tenham tido a mesma atitude, nomeadamente o responsável dos J04. Quem parte para um jogo já com ideias preconceituosas formadas sobre a equipa contrária e com medos de que alguma coisa corra mal inevitavelmente vai criar situações de conflito. Sempre fui da opinião de que quem fala mais nas confusões e mais medo tem que elas aconteçam, é quem mais as procura e mais as provoca.

No final do jogo, foi bonito de ver todos os jogadores das duas equipas a conviverem e a trocarem impressões sobre o jogo e sobre a Mini-Liga (Kako, Hélder. Malafaia e Teixeira incluídos). Pena que, mais uma vez, tenha sido um elemento extra-jogadores a estragar esse bom ambiente.

Um abraço ao Kako e ao João, espectadores do jogo de hoje.

Um abraço para todos os jogadores dos J04, em especial para o Daniel.


MARCADORES DOS GOLOS:
- Diguinho;
- Rodrigo;
- Gonçalo.


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: