terça-feira, setembro 30, 2008

2º Amigável: Gaia United 3 x 3 Porto Nobre

Jogo grande, grandíssimo, ontem à noite, no Gaia.

Duas equipas única e exclusivamente preocupadas em jogar a bola e em marcar golos, sempre com o fito na baliza e na preparação das suas épocas.

Começou melhor o Porto Nobre, com um lance com algum azar para o nosso guarda-redes Sérgio, no seu regresso à equipa. Os Porto Nobre começaram a ganhar logo aos 2 ou 3 minutos de jogo. O resto da 1ª parte foi muito equilibrada, com lances de parte a parte, talvez com um pouquinho de maior posse de bola da nossa parte. Mas sempre com o PN, em contra-ataques bem gizados (mister Aurélio a trabalhar) a chegar à nossa baliza em poucos segundos e a criar perigo.

Fizemos o 1-1 já a acabar a 1ª parte, num livre superiormente batido pelo nosso reforço Dani, a bola bate nos dois postes e sobra para mim que apenas tenho que empurrar para o fundo das redes.

O jogo foi sempre muito emotivo, com muito combate físico, sendo que neste aspecto os PN são das equipas com mais "cabedal" aqui do FFA, o que, face à nossa equipa (maioritariamente "lingrinhas"), estão em vantagem no ombro a ombro.

Na 2ª parte partimos para uma exibição muito boa para esta fase da época, com pressão alta e a não deixar o PN respirar, tendo muitas vezes que chutar paraa fora ou fazer passes mal calculados. Carregamos no acelerador e chegamos ao 2-1, numa bela jogada individual de outro reforço: Vítor Santos, a facturar na sua estreia, ele que fez uso do seu excelente pé esquerdo e de uma gama de recursos técnicos em rapidez bastante vastos. Frente a um adversário, tirou-o do caminho com uma finta subtil e atirou lá para dentro, sem hipóteses.

Logo depois e um pouco contra a corrente, o PN aproveita-se de uma substituição feita no momento defensivo (não pode acontecer!) e marca, num lance ao 2º poste.

Mas logo a seguir, Ruca, enfrenta um adversário, parte para a finta, cai sozinho ao chão, motiva umas gargalhadas de alguém na bancada (!?!?!!?!?), mas volta a levantar-se, ganha a bola e atira para a baliza num remate seco, fazendo golo.

E mais golos podíamos ter feito, pelo Miguel (excelente exibição do mais novo da equipa, a jogar de forma solta, desinibida e sem medo do choque frente a pessoas bastante maiores que ele), Nuno, Nuno Tiago, JP, entre outros. Mas tivemos azar na finalização e também há mérito para os guarda-redes da 2ª parte (José Sousa e ainda outro - desculpem, mas não o conheço).

Parecia que o 3-2 seria o resultado final, mas o PN numa jogada pelo Igor (grande avançado), faz um golo, também contra a corrente do jogo, em minha opinião. E o PN ainda podia ter feito o 3-4, num penalty, por mão de um jogador nosso. Penalty marcado, mas Vitó (defendeu toda a 2ª parte) opõe-se da melhor maneira ao remate.

Jogo renhido e que serviu de grande treino para nós. Os reforços estão a jogar em grande e o bom espírito tem sido a nota dominante. Vamos lutar para o manter.

No final do jogo, o que vi foram sorrisos por uma bela partida de futsal. Foi um grande jogo, daqueles que dispõe bem qualquer um. Estamos bastante agradecidos aos PN por este belo treino. Ainda não foi desta que os vencemos (embora penso que desta vez a vitória teria sido justa - aliás foi isso que comentei com Sérgio e Zé Sousa, no final. Seria a maior injustiça do mundo se o penalty tivesse sido convertido), mas concerteza que haverá mais amigáveis enter Gaia United e Porto Nobre, dado o empenho, raça, querer, mas também o desportivismo que se sobrepôs a tudo, mesmo quando houve lances mais picadinhos, o que é natural, dado estarem em campo duas equipas que nunca desistem de uma bola.

Um abraço a todos os PN e ao mister Aurélio, que me pareceu uma pessoa de bem neste mundo do futsal amador, que ainda serviu de árbitro sempre que foi preciso e da melhor maneira. Jogo a repetir, sem sombra de dúvidas!


Jogaram pelo Gaia United: Vitó, Sérgio Pereira, Nuno Tiago, Bezerra, Diguinho, Nuno, Né, Ruca, Rodrigo, Vítor Santos, Dani, JP e Miguel.
Marcaram pelo Gaia United: Rodrigo, Vítor Santos, Ruca



Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: