sábado, abril 28, 2007

1/2 Finais Taça da Mini-Liga: Anitex 4 - 7 Gaia United

O jogo já se realizou.

Convém dizer que este jogo era, antes de mais, um dos jogos mais importantes (senão mesmo o mais importante) da história do Gaia United. Isto porque, pela primeira vez, iríamos disputar o acesso a uma Final de uma importante competição FFA, como é a Taça da Mini-Liga. Por isso, encaramos este jogo com a máxima atenção.

Entramos em jogo sem duas das nossas peças fundamentais: Diguinho e Nelo, que chegaram já a 1ª parte estava a acabar, tendo estes elementos apenas entrado na 2ª metade do desafio.

Então, montamos um esquema que nos permitisse gerir a posse de bola e controlar os ataques contrários, que sabíamos serem perigosos. E esta estratégia, com João Vítor na baliza, Paulo e Pedro na defensiva e Ruca e eu na frente de ataque cedo nos trouxe benefícios. Julgo que aos 5 minutos de jogo já estávamos a ganhar 0-3.

O 1º golo surge de um grande remate de ressaca de pé esquerdo do Paulo, que hoje fez uma exibição enorme, ganhando inúmeros ressaltos, fazendo as marcações de forma perfeita e ainda dando uma ajuda preciosa no ataque.

O 2º golo surge logo a seguir, numa jogada de entendimento entre mim e o Ruca. Ruca recebe a bola no meio-campo adversário, toca para mim que faço um compasso de espera até lhe endossar a bola para a área, onde o Ruca facilmente atirou para o fundo das redes, fazendo funcionar o marcador pela 2ª vez e a nosso favor.

O 3º golo surge logo na jogada a seguir. Incursão minha pelo flanco direito em que toco para o Pedro, que aparece ao 2º poste a encostar para a baliza. Era o 0-3 e as coisas pareciam bem encaminhadas a nosso favor.

Porém, a Anitex é uma equipa experiente com bons jogadores, principalmente dois deles, que sabem conduzir e proteger muito bem a bola. Para além disso, todos os seus elementos chutam de qualquer lado, o que muitas vezes causa perigosos ressaltos e excelentes defesas do nosso GR João Vítor, que hoje voltou a exibir-se em bom plano.

Ora, a Anitex, num contra-ataque elaborado pelo lado esquerdo do seu ataque chegou ao 1-3, numa boa jogada individual.

Porém, o Gaia United não adormeceu e logo a seguir, já com o nosso miúdo Gonçalo em campo, fizemos o 1-4, num belo golo do Gonçalo. Isto quando já tínhamos atirado por duas vezes a bola aos ferros na mesma jogada, por intermédio do Gonçalo e do Pedro. Sem dúvida que o Gonçalo veio trazer maior criatividade, velocidade e poder de fogo na frente de ataque da nossa equipa.

O 1-5 aparece por intermédio do Nuno, que mostrou que está numa boa forma, num golo pleno de oportunismo, a mostrar que os inúmeros golos que fez no treino de Sábado não foram fruto do acaso. Diga-se que o golo do Nuno surge de uma excelente combinação com o Gonçalo.

Prestes a acabar a 1ª parte, a Anitex reduz para 2-5, numa jogada um tanto ou quanto semelhante à que deu origem ao 1º golo dos que equipam de verde.

Na 2ª parte optamos por jogar mais em contenção e colocamos para jogar durante os 20m o Nelo e o Diguinho, que tinham estado a aquecer mal chegaram ao pavilhão.

Curiosamente, entramos algo apáticos na 2ª parte, talvez um pouco convencidos em demasia no resultado algo folgado que tínhamos conseguido na 1ª parte. E isto fez com que a Anitex marcasse dois golos, em duas jogadas de contra-ataque e colocasse o resultado em 4-5.

Mas é precisamente nestas alturas que o Gaia United se une e se transforma numa equipa guerreira e cheia de força. E então, a partir daqui, partimos para uma exibição segura e confiante, coroada com dois golos de belo efeito do Ruca.

O 6º golo surge numa excelente jogada de ataque envolvente, em que o Ruca tira um adversário do caminho e remata para o fundo das redes.

O 7º golo surge de novo por intermédio do nosso nº 7, naquele que foi, quanto a mim, o melhor golo do jogo. Bola a fugir para o lado esquerdo do nosso ataque, o GR sai-se aos pés do Ruca e este pica-lhe a bola, que só pára quando se aninhou nas redes contrárias. Estava feito o resultado final e daí até ao apito do árbitro assistiu-se a uma gestão inteligente do jogo por parte da nossa equipa.

Foi um bom jogo, sempre muito correcto e bem disputado. Discordo da opinião de um dos árbitros (do Xixas, mais concretamente), quando diz que o jogo se tornou duro na 2ª parte. Não penso que tenha sido assim. Ocorreram mais faltas, é verdade, mas nenhuma delas perigosa ou a cortar lances de ataque. No geral foi um jogo bem jogado, no qual das duas equipas preocuparam-se exclusivamente em jogar a bola.

Parabéns à Anitex pela bela equipa que possui. Com mais uns acertos defensivos esta equipa pode chegar bem longe no FFA.

Quanto à arbitragem, nada a dizer. Estiveram discretos e isso é o que se pode dizer de melhor sobre uma arbitragem. Um muito obrigado a eles.

Apenas duas notas negativas deste jogo:
- o jogo foi realizado no FootSpace, no campo de piso azul. Foi dos campos mais pequeninos em já joguei no FFA. Igual a este, conforme até comentei com o Pinto dos Cabasada, só o antigo campo do Enois. É um campo bastante apertado em que é muito díficil às equipas explorarem o seu estilo de jogo. Para além disso, em bolas aéreas tem que se ter muito cuidado para que não batam no tecto, que é bastante baixo. Mas mesmo assim assistiu-se a um bom jogo de futsal, com pouco contacto, o que, num campo destes, é de enaltecer;
- o nosso balneário. Num lugar onde caberiam 4 pessoas (e já apertadas) tiveram que caber 9. Continuo a preferir os pavilhões de escolas ou de equipas. Mas foi o que se pôde arranjar e tenho a certeza que o Manuel da Anitex tentou proporcionar o melhor jogo possível.

Um abraço a toda a equipa da Anitex, em especial ao Manuel.

Nós estamos pela 1ª vez num Final de uma competição importante, frente à grande equipa dos AS4H. Vai ser concerteza uma grande Final. Estamos na Final da Taça da Mini-Liga !!!


MARCADORES DOS GOLOS:
- Ruca (3x);
- Paulo;
- Pedro;
- Nuno;
- Gonçalo.


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: