domingo, abril 29, 2007

Qualificação Taça Nacional FFA 2007

Olá a todos!

Foi uma grande tarde de futsal, passada na companhia de grandes equipas e de grandes pessoas. Acima de tudo, dar os parabéns à organização do Balio, nas pessoas do Paulo Pereira e do seu pai, que tudo fizeram para nos proporcionar uma tarde fantástica. Nada nos faltou no Pavilhão do Araújo e, por isso, só temos que dar os parabéns ao Balio, pela excelente organização que tem e pela comitiva que trouxe ao Pavilhão. Sem dúvida que jogos FFA com público é outra coisa.

Para além disso, conhecemos mais duas equipas: FLX e MariaBolacha, ambas de Lisboa. Tudo pessoal 5 estrelas, que se deslocou ao Norte para umas belas jogatanas. Finalmente conheci o Strik3r (que tudo fez para nos marcar um golo no Gaia United - FLX , golo esse que felizmente não aconteceu) e outros user's aqui do FFA. Foram todos jogos muito disputados e renhidos em que, por vezes, só a sorte ou um ou outro lance de mestria individual ditou o resultado final. Parabéns ao Balio, FLX (desta vez não me esqueci de vocês, ao contrário do meu discurso no final do jantar) e aos MariaBolacha, que são, sem dúvida, uma das melhores equipas com que jogamos até hoje, senão mesmo a melhor. É incrível o carrossel que fazem e a técnica de passe e recepção que possuem. E só vieram com 6 jogadores!

Quanto à nossa equipa, marcamos apenas 3 golos, mas não sofremos nenhum. Vencemos todos os jogos pela margem mínima e essa margem mínima vale 3 pontos. Por isso estamos de parabéns ! Julgo que fomos uma equipa adulta e madura (conforme referiu um atleta dos MariaBolacha) a defender e venenosa a lançar contra-ataques. Depois dos nossos golos, a nossa defesa começava a ter mais atenção cá atrás e isso permitia-nos gerir os jogos. A nossa defesa está fortíssima, pois jogadores como Diguinho, Nelo, Paulo e Pedro dão uma extrema segurança defensiva. Na frente, Ruca, Gonçalo, Sérgio e eu. O Rui Ferreira também lá esteve mas não chegou a entrar em campo, visto que se encontra com limitações físicas.

Analisando os jogos um a um:

Gaia United 1 - 0 MariaBolacha

O nosso primeiro jogo e logo contra os favoritos à vitória. Grande equipa, sem dúvida. Nunca joguei contra Patrick ou GDCB, mas julgo que os MariaBolacha devem ser dos que estão mais próximos desses gigantes do FFA. E são sem dúvida fantásticos no modo como trocam a bola, como defendem (não fazem faltas), como se desmarcam... enfim, são uma grande equipa. Entramos muito bem no jogo e cedo vimos que tínhamos que correr muito para suster o carrossel desta equipa. E num lance de 2-1 fizemos o golo, numa excelente combinação entre o Diguinho e o Ruca, que conclui o lance num belo remate cruzado, sem hipóteses para o GR dos MariaBolacha. Foi um golo pleno de eficácia, visto que na única oportunidade cara-a-cara com o GR do Balio, o Ruca não perdoou.
A partir daí mudamos a estratégia e vocacionamos a nossa estratégia para defender. Aqui o nosso GR João Vítor foi um gigante, tal o leque de intervenções que teve. O poste foi também nosso amigo a certa altura. Mesmo assim julgo que os nossos movimentos defensivos estão de parabéns, embora saiba admitir que um empate neste jogo não ficaria mal.

Gaia United 1 - 0 FLX

Era a 1ª vez que iríamos defrontar este histórico FFA. Uma equipa cheia de raça, de vontade, com bons elementos na frente de ataque e bastante acutilante quando tem de encostar uma equipa lá atrás.
Começamos algo nervosos e demoramos a impôr o nosso jogo. Quando o fizemos fomos para cima do FLX até marcarmos o golo, por intermédio do Ruca, mais uma vez após excelente passe do Diguinho.
A seguir recuamos, como nos competia. As jogadas de contra-ataque ficavam a cargo das deambulações frenéticas do Ruca e do Gonçalo e cá atrás Diguinho e Nelo controlavam as operações.
Contudo, o FLX não se abateu com o golo sofrido e veio à procura do golo do empate. Golo esse que não surgiu porque, mais uma vez, tivemos no poste um grande amigo. Para além disso, mais uma vez, tivemos o João Vítor a mostrar que está em grande forma e, quando assim é, transforma-se num GR enorme.
Mesmo assim, conseguimos suster o ímperto atacante do FLX e segurar a vantagem, ainda que tivéssemos passado por alguns apuros, mas sem nunca esquecer o contra-ataque.

Gaia United 1 - 0 Balio

Chegados a este jogo, era a hora das decisões. Os Maria Bolacha já tinham terminado a sua participação com 6 pontos, os FLX estavam fora da corrida, aparecia então um Gaia United - Balio que iria definir tudo na classificação pelos 3 primeiros lugares. MariaBolacha, obviamente, a torcer pela vitória do Gaia United, de modo a que o Balio ficasse com os 3 pontos que tinha até ali e não fosse à Taça dos Campeões. A nós bastava-nos o empate ou mesmo uma derrota por um golo de diferença.
Contudo, a nossa equipa não é feita para jogar para o empate. Procura sempre a vitória, em qualquer situação e contra qualquer adversidade. E foi assim que começamos a disputar o jogo com o Balio, na intenção de vencê-lo.
Foi um jogo bastante disputado a meio-campo, com ambas as equipas a darem o máximo de si mesmas. Naturalmente o Balio com maior pendor ofensivo, mas com o Gaia United sempre mais perigoso, com contra-ataques rapidíssimos e de deixar a cabeça em água aos defesas do Balio.
Por volta dos 10m de jogo surge o nosso golo. E que golo ! Diguinho recebe a bola no seu meio-campo, faz um pique junto à linha lateral direita e, ainda bastante longe da baliza adversária, desfere uma autêntica bomba. Essa bomba tinha um selo: malhas da baliza adversária. O selo tinha o destinatário correcto e a bola só se aninhou no fundo das redes. O GR do Balio ainda se estirou na tentativa de chegar à bola, mas aquela bomba era mesmo impossível de defender. Excelente remate cruzado do Diguinho que já nos vai habituando a estes tiros de longa distância.
Daí até ao final assistiu-se a uma gestão inteligente do jogo da nossa parte, sendo que as grandes oportunidades que aconteceram a seguir são nossas, nomeadamente em duas jogadas individuais fantásticas do Gonçalo e do Ruca, que terminaram com duas excelenetes defesas do GR do Balio, ele que é um grande GR.

E foi assim que decorreu a nossa participação no Pavilhão do Araújo a contar para q Qualificação para a Taça Nacional FFA 2007: 3 jogos, 3 golos, 0 golos sofridos, 9 pontos. Vamos, então, disputar a Taça dos Campeões !!! Mas acima de tudo, o que mais me impressionou na minha equipa foi o abraço conjunto que demos no final do jogo com o Balio. Penso que ali reside a nossa força em campo. Aquele abraço demonstra a amizade que nos une e o amor que temos ao Gaia United .

Um abraço aos FLX, MariaBolacha e, em especial, aos organizadores (Balio), na pessoa do Paulo Pereira e do seu pai, Sr. Pereira, que tudo fizeram (e conseguiram) para nos proporcionar uma excelente tarde de convívio e futsal. Foi fantástico ver estas 4 equipas todas envolvidas e partilhando um gosto comum: jogar futebol.


MARCADORES DOS GOLOS:
- Ruca (2x);
- Diguinho.


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: