sábado, maio 05, 2007

Mini-Liga 15ª Jornada: Gaia United 5 - 2 Amigos FC

O jogo já se realizou.

O Gaia United recebeu hoje e bateu a equipa dos Amigos por 5-2. O jogo disputou-se no Gaia United Arena. Foi um grande jogo de futsal, bem disputado, com lances perigosos de parte a parte e com os seus intervenientes a darem o máximo.

Entramos para este jogo sem o nosso grande Capitão (Nelo) - que não consegui chegar a horas de Lisboa - e sem o nosso camisa 17 Gonçalo, miúdo que nos últimos jogos tem estado em grande forma. Nada que amedrontasse esta equipa, que fez a 1ª volta quase toda sem o nosso Capitão (devido a uma lesão no ombro num jogo amigável com o Enois) e que só tem o Gonçalo a jogar há 3 jogos.

Por isso, entramos para este jogo decididos a vencê-lo.

Mas a verdade é que os Amigos vieram ao Gaia United Arena em grande forma. A começar pelo número de jogadores que trouxeram (nos últimos tempos, nos jogos dos Amigos que tenho ido ver - o último que vi foi no jogo deles em casa contra os AS4H), pois nos últimos jogos têm jogado na Mini-Liga com 6 elementos. Desta vez os Amigos apresentaram-se quase na máxima força (faltou o Nuno e o Mourão - lesionados) e vinham decididos a entrar fortes no jogo.

E efectivamente os Amigos começaram melhor, a jogar mais em cima, mais pressionantes, mais duros no choque, mais rápidos a tabelar e a rematar à nossa baliza.

Mas se há coisa que admiro nesta minha equipa é a capacidade de saber sofrer, de saber colocar-se em posição inferior à do adversário e preparar-se para sofrer. E foi assim que passamos os primeiros 5 minutos. Os Amigos encostaram-nos lá atrás e foi uma sucessão de cantos, livres, lançamentos, remates, jogadas perigosas, etc. Mas a minha equipa está preparada para isso tudo e muito mais e conseguimos guardar a nossa baliza de forma heróica. Saber sofrer é muito importante. Temos a consciência que não somos nenhuns jogadores fora de série e sabemos que temos de trabalhar muito para vencer os jogos. Sabemos também que o campeonato que estamos a fazer é fruto da nossa união e do nosso empenho nos treinos e, por isso, só com união e empenho nos jogos é que podemos vencer. Este é o espírito do Gaia United !!!

Ora, cedo nos apercebemos que seria impossível aos Amigos aguentarem o ritmo que estavam a imprimir. Assim, começamos a estabilizar o nosso jogo e a lançar perigosos contra-ataques. Um deles teve o efeito desejado. Bola recebida pelo Ruca no meio-campo após uma transição rápida, vira-se muito bem, encara o adversário como só ele sabe, finta para dentro (quem dizia que o Ruca faz sempre a mesma finta enganou-se... estão sempre a dizer que ele passa sempre pelo lado de fora, desta vez foi mesmo pelo lado de dentro...) e, frente ao GR dos Amigos, não dá hipóteses e remata com convicção para o fundo das redes. Estava feito o 1-0 e podíamos respirar um pouco mais.

Contudo, os Amigos reagiram muito bem e empataram quase de seguida, num lance em que tenho bastantes responsabilidades, visto que não acompanhei a subida do meu adversário directo que, após remate/passe cruzado desviou a bola para o fundo da baliza, sem chances para o João Vítor. E foi com o 1-1 que chegamos ao intervalo.

Reunimos a equipa e decidimos que tínhamos que establizar o jogo e jogar aquilo que sabemos. E assim o fizemos.

Para o lugar do Pedro colocamos o Miguel (o nosso miúdo que estava a poucas horas de fazer 17 anos). E esta alteração viria a surtir efeitos. Bola em posse dos Amigos que a adiantam em demasia, o Miguel esforça-se por chegar primeiro na raça, adianta a bola para o Ruca que, com um adversário pela frente (estávamos 2 para 1) toca para mim que recebo a bola e desfiro um remate certeiro para o fundo das redes. Era o 2-1 e, como disse o Miguel no final do desafio, foi aí que se deu a "cambalhota no jogo". Passamos a jogar mais confiantes e descomplexados e a praticar o nosso futebol. Criamos bastantes oportunidades em contra-ataque junto da baliza adversária, bem como em ataque continuado. Uma delas seria executada pelo Miguel, que frente à baliza, atirou centímetros ao lado.

Já num lance anterior a bola tinha entrado na baliza dos Amigos, mas esse golo não contou, visto que a equipa de arbitragem assinalou falta a nossa favor. Penso que nestes casos a lei da vantagem deve ser dada, mas realmente o Rodolfo apitou bastante antes da bola ter entrado. Por isso, nada a dizer.

E o 3-1 surge pouco depois numa incursão minha pela esquerda (antes disso já o Ruca estava "encostado ás boxes" devido a um lance dividido com um jogador dos Amigos, que resultou num entorse para o nosso nº 7. Vamos a ver o tempo de paragem. "Quem anda à chuva molha-se" e é normal que o Ruca, bastante castigado pelas entradas adversárias em todos os jogos, se lesione de quando em vez). Grande passe do Diguinho para mim junto à linha, recolho a bola, ultrapasso um atleta dos Amigos, vou em direcção ao GR contrário, finto-o e atiro a bola para a baliza.... contudo a bola bate no poste, mas ainda está ao meu alcance. Domino a bola e atiro para o fundo das redes. Estava feito o 3-1 e seguiram-se festejos incríveis. Há quem se ria dos meus festejos eufóricos e dos dos meus colegas, mas é assim que vivemos o futebol e é este o amor que sentimos pelo nosso clube.

Mas estes Amigos estavam a jogar bastante bem e nunca desistiram do ataque. Penso mesmo que se os Amigos jogassem sempre com esta equipa completa podiam ser bastante mais competitivos durante toda a época. E foi com mérito que chegaram ao 3-2, apesar de ter sido num lance após mau alívio da nossa defesa.

Seria o momento do Gaia United juntar as tropas e fazer da união, mais uma vez, a sua grande característica. Sai Miguel e entra Pedro para jogar numa linha de 3 defesas (Diguinho, Paulo e Pedro) e eu na frente. No banco ficavam apenas o Miguel e o Ruca (incapacitado de voltar para dentro de campo). C

om esta táctica tornamo-nos insuperáveis na defesa e não mais os Amigos nos incomodaram de sobremaneira. Foi altura de jogarmos de forma inteligente, mais pausada, mas sempre com um olho na baliza adversária. Tivemos bastantes oportunidades nesta fase e estávamos, sem dúvida, na mó de cima.

E após uma falta cometida pelos Amigos no lado direito do nosso ataque, Diguinho assumiu a tarefa de bater o livre. O que se seguiu depois foi uma lição de como bem cobrar um lance de bola parada. Diguinho parte para a bola e desfere um potente remate em arco que só para no ângulo superior direito da baliza adversária. É preciso fazer notar que a bola fez um arco pelo lado de fora da barreira (visto que o Diguinho é destro e não rematou em trivela), fazendo um perfeito arco e só parando mesmo no fundo das redes. Remate com selo de golo, que, mais uma vez, o carteiro não se enganou na entrega.

Daí até ao final assistiu-se àquilo que se previa. Amigos a tentarem encostar-nos lá atrás e nós a lançarmos fulminantes contra-ataques (embora aqui tenhamos sentido a falta do Ruca), fazendo com que os Amigos cometessem faltas. Isto fez com que os Amigos chegassem à 6ª falta. Mais uma vez, Diguinho tomou a iniciativa de bater o livre. Mais uma vez não perdoou, desferindo um remate rasteiro e seco que só parou no fundo das redes contrárias. Era o 5-2 e o jogo estava definitivamente sentenciado.

Julgo que as duas equipas estão de parabéns pelo excelente jogo que proporcionaram. Foi um jogo durinho, jogado com lealdade e com uma única preocupação: visar a baliza adversária.

Da nossa parte, de destacar a excelente exibição do nosso miúdo Miguel. Entrou com uma raça à Gaia United que a todos nos surpreendeu. E todos sabemos como é díficil um rapaz de 17 anos enfrentar adversários de 28/30 anos. Mas ele compensa a falta de "cabedal" com uma impressionante raça e vontade. É um jogador como nós queremos: à Gaia United. Está a seguir as pisadas do Diguinho (seu irmão) e pode vir a tornar-se num excelente defesa. O Miguel e o Gonçalo (irmão do João Vítor) são o futuro do Gaia United. Mas também já são o presente e isso deixa-me a mim e a toda a equipa particularmente felizes.

Um abraço ao Nuno e a todos os restantes elementos do plantel dos Amigos. Mais uma vez, as condolências do Gaia United pelo falecimento de uma pessoa que vos é querida.

Um abraço também ao pessoal que se deslocou, mais uma vez, ao Gaia United Arena. Começa a ser um hábito ver tanta gente nos nossos jogos. Julgo que devemos ser, pelo menos na Zona Norte FFA, a equipa com melhor média de assistência. Até fomos indirectamente responsáveis pela 1ª claque no FFA, os Ultras FFA, visto que se formaram no Gaia United - Portus. Isto dá-nos bastante ânimo e prazer, pois significa que os nossos jogos são bastante apreciados por quem os vai ver. Contudo, penso que às vezes o ânimo nas bancadas salta lá para dentro e penso que isso não beneficia as equipas em campo. Mas esse é o sal de ter a melhor média de assistências na Zona Norte FFA e temos de ser nós a saber controlar isso.

Um abraço também para a equipa de arbitragem (três elementos do InterDesportivo: dois com apitos, um a fazer trabalho de mesa).


MARCADORES DOS GOLOS:
Rodrigo (2x);
Diguinho (2x);
Ruca.


Rodrigo de Almada Martins


P.S. - Agora pára tudo!!! It's QUEIMA TIME!!! Os nossos jogos agora são no Queimódromo!!!

Sem comentários: