terça-feira, maio 22, 2007

Mini-Liga 16ª Jornada: InterDesportivo 3 - 4 Gaia United

O jogo já se realizou.

Assistiu-se a um bom jogo hoje na Choaemato, com bons lances de parte a parte e com incerteza no resultado até final.

A 1ª parte foi totalmente dominada pela nossa equipa e penso que nisso não há discussão possível, pois apenas me lembro de um lance de perigo do InterDesportivo, após a cobrança de um livre frontal. Agradou-me bastante ver a minha equipa a jogar assim, confiante e personalisada, sem medo do adversário, mesmo sabendo que estávamos a jogar sem o nosso artilheiro e principal desiquilibrador Ruca (lesionado desde o encontro com os Amigos, no Gaia United Arena). As tabelas e desmarcações saíam na perfeição e jogávamos a toda a largura do campo.

De facto, fomos fortíssimos nos primeiros 20m, com perigosos remates por parte do Diguinho e bons lances individuais por intermédio do Gonçalo. Contudo, as figuras da 1ª parte acabaram por ser o Nelo e o Paulo, adiante explicarei porquê.

O nosso primeiro golo surge sensivelmente aos 15m de jogo. O Gonçalo recebe uma bola na frente, ganha o lance, isola-se, parte em direcção à baliza e quase frente ao Justino (GR do Inter) é derrubado por trás pelo defensor dos "azuis". Esse jogador leva o correspondente amarelo, mas conforme está plasmado nas regras no site da Mini-Liga deveria ter sido expulso por 2m, visto que o Gonçalo ia isolado frente à baliza e apenas tinha o GR pela frente.

Porém, dessa falta nasce o nosso 1º golo, por intermédio de uma bomba do Diguinho, que partiu para a bola com uma grande determinação, encheu o pé e saiu uma bomba descomunal que só parou no fundo das redes. Foi um remate não muito colocado, pois entrou mesmo acima da cabeça do GR contrário, mas a violência do remate foi tal que só tivemos tempo de vermos a bola lá dentro. Grande bomba do nosso nº 27.

Nessa altura assistiu-se a uma pequena reacção da equipa do Inter, mas fomos nós a marcar de novo. Estávamos fortes, confiantes e anulávamos com grande empenho e raça os ataques contrários. Tivemos durante toda a 1ª parte cerca de 4 lances de perigo eminente, lances de superioridade numérica da nossa parte, mas, ou fomos infelizes na finalização ou tivemos pela frente o Justino, que mais uma vez provou ser um GR de eleição, principalmente no que toca a fazer a mancha.

Como estava a dizer, o 2º golo surge perto do intervalo. Após grande jogada pela esquerda do Diguinho e do Gonçalo, a bola é libertada para a direita onde o Nelo recebe e coloca com mestria na cabeça do Paulo. Depois o que se seguiu foi dos lances mais bonitos que vi este ano na Mini-Liga. O Paulo vem a fazer uma diagonal da esquerda para a direita, eleva-se junto da pequena área e "penteia" a bola, que faz um chapéu perfeito ao Justino e aninha-se no fundo das redes. Era o 1º golo do Paulo para o Campeonato e era o nosso 2º golo. A festa foi enorme!

Fomos para o intervalo calmos e confiantes. O jogo estava a ser dominado por nós, estava agora a um ritmo mais lento e tínhamos todas as possibilidades de sair da Choaemato com um resultado positivo.

Contudo, as coisas alteraram-se na 2ª parte. O InterDesportivo voltou mais forte e obrigou-nos a jogarmos com mais cautelas, embora ache que até aos 10m de jogo tivemos o jogo controlado. As nossas combinações estavam a sair bem e o Diguinho e Nelo estavam a soltar-se bastante bem para o ataque, o que causava bastante confusão aos elementos do Inter. E os lances de perigo iam-se sucedendo. Primeiro fui eu a falhar na cara do Justinho, após boa combinação com o Diguinho. Depois foi o Nelo a surgir na cara do Justino pronto para fazer o golo, quando é autenticamente ceifado mesmo na entrada da área pelo Greg. Falta não assinalada por nenhum dos árbitros, o que se compreende (mas não devia acontecer) pois o árbitro melhor colocado para ver o lance - do lado dos bancos de suplentes - estava a falar ao telemóvel.

Logo a seguir há um atraso do Diguinho para o João Vítor que é sancionado pela equipa de arbitragem (um lance bastante estranho e infantil). Desse lance nasce o golo do Inter, após um ressalto e uma recarga que, infelizmente para nós, deu em golo dos "azuis".

A nossa equipa acusou este golpe e logo na jogada seguinte sofremos o 2-2, numa bela jogada individual do André, que é um jogador muito rápido e bastante evoluído tecnicamente.

Mas é nestas alturas, mais uma vez, que o Gaia United se une. Faltavam apenas 7 minutos para jogar e tínhamos que dar tudo por tudo. E aqui os nossos atletas foram uns leões, começando a jogar no meio-campo do adversário, com combinações, remates perigosos, cantos, sprints, etc. Inclusivamente tivemos uma bola na trave, após remate de pé esquerdo do nosso nº17 Gonçalo. Partimos para cima do Inter e só os deixamos respirar quando fizemos o 2-3, por intermédio do nosso miúdo Gonçalo, que, após tirar um adversário do caminho remata forte e seco para o fundo das redes.

Este golo penso que nos deu um ânimo brutal e foi um soco no estômago do Inter. Voltamos a jogar mais desinibidos e pouco depois surge o 2-4. O Diguinho endossa-me a bola para o lado direito, junto à linha, finto um jogador do Inter, vou à linha de fundo e dou para o Paulo, que estava na zona de penalty. O passe é feito um pouco para trás, mas ele consegue esticar-se e tocar a bola para o poste mais distante. O Justino ainda se esticou mas a bola só parou mesmo quando se aninhou no fundo das redes. Era o 2º golo do Paulo, a coroar uma grande exibição. Estreou-se a marcar no Campeonato este jogo (já tinha marcado na Meia-Final da Taça da Mini-Liga frente à Anitex) e logo com dois golos, um deles magnífico. Está de parabéns.

Com o 2-4 pensamos que tínhamos o jogo ganho. Erro crasso. O Inter é uma equipa bastante forte, com jogadores muito rápidos e tecnicistas, que podem virar o rumo de um jogo. Há um lance na zona frontal por intermédio do André, eu corto a bola (quanto a mim de forma totalmente limpa, pois só toquei na bola, embora ela tenha batido no pé do André) e o Nuno marca falta. Protestamos essa decisão (erro nosso) e o Inter aproveita para marcar rápido o livre, dando a bola para a direita, onde aparece um jogador do Inter a fuzilar, sem quaisquer hipóteses para o nosso GR João Vítor.

Com o 3-4 no marcador, tivemos que recuar, pois apenas faltava minuto e meio para jogar. Esse minuto e meio a nós pareceu-nos uma eternidade (aliado aos descontos de tempo), pois o Inter pressionou bastante, embora não tenha criado perigo real.

Quando soou o apito, eram mais 3 pontos para o Gaia United e a certeza de que este tinha sido um jogo bastante díficil, em que só a nossa raça, vontade, empenho e querer nos trouxe a vitória. Penso que não merecíamos ter sofrido tanto até ao fim, pois no cômputo geral fomos de longe a melhor equipa dentro das 4 linhas. Mas há que dar mérito aos "azuis". O Inter é uma grande equipa (o lugar em que está na classificação, na minha opinião, não corresponde ao seu valor real) que joga um futsal bastante elaborado e sempre com a bola controlada rente ao chão. Esta equipa com André, Vitinha e Simon pode ser destrutiva para as defesas contrárias.

Relativamente à arbitragem, nunca comentei/critiquei nenhuma e não é agora que o vou fazer. Aquilo que tinha a dizer transmiti ao Nuno no final do jogo.


MARCADORES DOS GOLOS:
- Paulo (2x);
- Diguinho;
- Gonçalo.

Um abraço a todos!


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: