segunda-feira, maio 28, 2007

Notas sobre o convívio na Taça Nacional FFA 2007

Relativamente ao convívio verificado no Sábado, deixo aqui as minhas notas:

- antes de mais tenho que puxar a brasa à minha sardinha. A Mini-Liga (e penso que ainda ninguém o referiu) esteve em grande em Parceiros! Quer a nível desportivo, quer a nível de convívio. De facto, todas as equipas da Mini-Liga lá estiveram representadas (nós, AS4H, Portus87, Cabasada, Amigos, InterDesportivo, Reforços (com pessoal dos J04), Enois e Juventude Unida. A nível desportivo estivemos também em grande, com uma equipa nas meias-finais da Taça dos Campeões (nós) e outra a atingir a Final (AS4H). Sem dúvida que foi fantástico, embora pudesse ter sido melhor! A nível de convívio também estivemos imbatíveis, principalmente o pessoal da Juventude Unida. Uma palavra para estes senhores, que fizeram daquilo uma festa. Claro que a nossa prenda (um garrafão de vinho tinto comprado num mini-mercado da Pocariça por mim e pelo Vitó) ajudou à festa e foi bonito de ver o André (Influência), Sérginho (El Niño), Sá Pinto (Pequeno Baresi), Pedro (Wiz), o Telmo (penso eu que era ele) com os copinhos de plástico que nós lhes demos a deitar para lá para dentro o tintol que lhes tínhamos oferecido. Passado pouco tempo, a mesa de arbitragens já parecia mais uma tasca que outra coisa (com cheiro a vinho incluído). Só o Migas é que (ainda) não bebe! Parabéns a todo o pessoal da Juventude Unida (realmente esta merda é toda deles!). Toda a Mini-Liga está de parabéns, quer pelos resultados, que pelo espírito. Estamos neste Campeonato há um ano apenas, mas aos poucos e poucos vamos fazendo amigos em todas as equipas e tem sido bonito ver a evolução e a forma como as pessoas agora olham para nós, mesmo que tenha havido jogos do Campeonato que não tenham corrido tão bem.

- mostramos mais uma vez que temos um grande grupo. Lutamos sempe pelas vitórias (mesmo desfalcados) e somos muito unidos, quer dentro do campo, quer fora dele. E essa união cá fora reflecte-se dentro das 4 linhas. Só fomos parados na nossa caminhada (que desejávamos ter sido até à Final) pelso MariaBolacha, que acabariam por arrebatar o troféu.

- o João Vítor venceu o prémio de melhor GR da Taça Nacional FFA 2007. Em termos gerais, se quisermos expandir um pouco isto, foi considerado o melhor GR do FFA !!! Em 6 jogos (3 da Qualificação; 3 da Fase Final), sofreu apenas 5 golos, o que, em jogos de 20m, é obra. E esses 5 golos foram todos sofridos na Fase Final. Ou seja, temos uma média de menos um golo sofrido por jogo. O João Vítor está de parabéns, assim como toda a equipa. Contudo, não poderei deixar de destacar os dois elementos que habitualmente jogam mais recuados: o meu primo Diguinho e nosso Capitão Nelo, que são defesas praticamente intransponíveis. Mas na verdade toda a equipa defende muitíssimo bem e este prémio do João Vítor é um prémio para todo o nosso jogo defensivo. Fomos a melhor defesa da Taça Nacional FFA 2007 e isso deixa-nos muito orgulhosos, já que esta é uma prova que conta com o impressionante número de 32 equipas. Foi mais uma prova de que a nossa defesa é,de facto, fantástica, pois na mini-Liga também tem sido assim. Parabéns, então, ao nosso Super-Guardião João Vítor !!!

- todas as equipas que jogaram contra nós (e outras também) nos vieram dar os parabéns pela nossa entrega e modo de encarar os jogos, bem como pela nossa postura, dentro e fora do campo. Penso que deixamos uma excelente imagem do nosso Clube.

- foi bonito ver as outras equipas da Mini-Liga, antes de irem embora, a desejarem-os boa sorte para o jogo com os MariaBolacha. Infelizmente não conseguimos ganhar. Mas mesmo assim muito obrigado pela força!

- como pontos negativos apenas encontro 4:
----- os roubos verificados;
----- o episódio no Gaiathynaikos-Unidos. Apenas sei pelo que me contaram. Não vi, por isso não vou tecer quaisquer comentários;
----- a longa espera que tivemos para fazer o jogo com os MariaBolacha (o jogo com os Amigos acabou nem 14h eram e o jogo da meia-final só se disputou às 19h30). Foi muito tempo parados.
----- o facto de pouca gente ter ficado para assistir às Finais das Conferências e às Finais das Competições. E também ao jantar faltou imensa gente, o que é pena. Julgo que a ideia de separar as edições da Taça das Taças e da Taça dos Campeões (como ouvi por lá) não é boa, pois penso que isso em termos de convívio iria ser pior. Mas realmente ficar tão pouca gente para jantar é pena, porque é um momento bonito e é uma forma de acabarmos a prova em beleza. Mas isto são apenas conselhos para que a próxima Taça Nacional FFA 2007 corra melhor. Desde já me disponibilizo para ajudar a organização no que for preciso. Não levem isto com uma crítica.

- tenho que dar os parabéns á organização. Tirando os 3 pontos que referi acima, foi tudo perfeito. A Pocariça e Parceiros (não fui a Telheiras) têm pavilhões incrivelmente bons para a prática do futsal e do convívio FFA. Os membros da organização esforçaram-se para que tudo corresse pelo melhor e assim o conseguiram. Fazer isto sem receber nada em troca é de enaltecer! Um grande abraço para eles!

- saímos da Sala de Jantares de Parceiros (fomos os primeiros a abandonar o jantar, pois logo depois da sobremesa já estava a ficar tarde e eu já estava cheio de sono e cansado e ainda tinha 200km para fazer) debaixo de aplausos de todas as equipas, principalmente a equipa dos MariaBolacha, o que demonstra bem o apreço entre estas duas equipas e o jogo disputadíssimo que tivemos.

- mais uma vez ficou demonstrado que não há vencedores antecipados. Veja-se o caso dos Patrick e dos All Blacks, candidatos à vitória final e que foram derrotados logo no primeiro jogo. Ainda para mais, a excelente equipa dos Linha Branca, que tinha batido os Patrick por 6-3, perdeu os 2 jogos seguintes. Em jogos de 20m não há favoritos e só com muito suor se ganham os jogos. O FFA mostrou que tem excelentes equipas e excelentes jogadores, distribuídos pelas mais variadas equipas.

- por falar em jogadores e equipas, não posso deixar de referir os Carabinieri e o seu nº 10 Rosado, que é um jogador absolutamente fantástico, que faz tudo o que quer com a bola (vírgulas, cabritadas, pedaladas, remates de longe, sprints, etc). É um jogador fenomenal, sem dúvida do melhor que já vi a nível de futsal. Para além disso, os Carabinieri possuem uma grande equipa, bastante rápida e tecnicista. Só uma excelente equipa como o InterCoimbrões é capaz de batê-los, ainda para mais por 5-1. Gostei muito também de um esquerdino dos Diabolus, bastante rápido e eficaz a jogar, com uma finta muito simples e com um remate muito forte e boa qualidade de passe. E também, claro, todos os jogadores dos Patrick.

- o convívio que tivemos com o pessoal da Mini-Liga, MariaBolacha, InterCoirmbrões, Serranos, Damaia, Diabolus, FLX, PortoNobre, Balio, entre muitas outras equipas. Tudo pessoal 5 estrelas. Muito obrigado pelo dia que nos proporcionaram.

- ficam belos momentos para recordar, como por exemplo os penalties numa meia-final da Taça das Taças entre Balio e FLX, no qual os jogadores do FLX a dada altura faziam vénias ao seu GR (que pertence à equipa dos Verderena e que a dada altura de um jogo até foi ponta-de-lança) e este respondeu com um voo fantástico que traduziu-se numa defesa incrível, o que fez com que os FLX passassem. O abraço que se seguiu, envolvendo o GR e todos os elementos do FLX foi qualquer coisa de fenomenal.

- o nosso abraço aquando do golo do empate frente aos MariaBolacha. Logo a seguir os MariaBolacha iriam fazer o 1-2, mas aquele abraço demonstra bem a nossa união e amizade.

- bem, penso que está tudo dito. É por estas e por outras que o FFA é uma das melhores coisas que aconteceu ao nosso grupo de amigos: o Gaia United F. C. !!! Um muito obrigado a vocês todos por este dia magnífico de futebol e convívio !!! Somos os maiores !!!


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: