segunda-feira, maio 28, 2007

Fase Final Taça Nacional FFA 2007: 3º Lugar

Antes de mais, queria dar os parabéns aos MariaBolacha e ao InterCoimbrões pelas suas vitórias. São sem dúvida duas excelentes equipas. E, acima de tudo, malta muito fixe. Parabéns também a todas as equipas presentes nos 3 pavilhões, em especial aos outros semi-finalistas e finalistas: FLX, Balio, Damaia, Stamina e AS4H.

Às 6:45 da matina já nos encontrávamos no nosso ponto de encontro habitual (Liceu de Gaia) para estas andanças no FFA. E pelas 7:30 já estávamos a caminho de Parceiros, bastante animados nos dois carros (Nelo, Pedro, Ruca, Diguinho, Vitó, Gonçalo e eu - o Paulo estava em Leiria e juntar-se-ia a nós na Pocariça) que seguiam pela estrada fora, com a nossa bandeira a ser estreada em clima de grande festa

Relativamente aos nossos jogos:

Gaia United 3 - 1 Enois05

Era o nosso 1º jogo na Taça Nacional e a expectativa era grande. Pavilhão da Pocariça com bastante público. Metade era a grande claque que o Enois trouxe (com bombos, apitos e tudo o mais), a dar um grande colorido a esta Taça Nacional. Ia ser díficil defrontar este Enois (única equipa que até agora nos ganhou na Mini-Liga).

Contudo, logo depois do apito inicial os bombos abrandaram o ritmo com os golos da nossa equipa. O Gonçalo fez o gosto ao pé por duas vezes (o primeiro numa excelente jogada individual concluída com um remate cruzado; o segundo a concluir uma bela iniciativa do Nelo). O terceiro golo foi marcado por mim, após passe do Paulo, tendo eu apenas que encostar para a baliza. Era o 3-0 e o encontro estava praticamente decidido.

Fizemos um jogo praticamente perfeito. Apenas uma única desatenção deu o golo ao Enois.

Um grande abraço a toda a equipa do Enois! São sem dúvida alguma do melhor pessoal que o FFA tem. Um abraço em especial ao Igor e Rafa, os dois líderes do Enois, mas também um grande abraço a todos os jogadores (e eram imensos - dava para afzer uma equipa de futebol de 11 com suplentes) e também a todos os seus adeptos, que animaram bastante esta Taça Nacional.

Marcadores dos Golos:
- Gonçalo (2x);
- Rodrigo.

Gaia United 3 - 2 Amigos

Os Amigos venceram os Digesta e, portanto, colocavam-se no nosso caminho nesta Taça Nacional. Os Amigos estavam bastantes fortes, fruto dos reforços Hélder e Fraga (RD Congo).

Mais uma entrada fantástica da nossa equipa que aos 12 minutos de jogo já estava a vencer por 3-0. O primeiro golo nasce de uma iniciativa fenomenal do Gonçalo junto à linha de fundo, que culmina com um remate fantástico para o fundo das redes. O segundo e terceiro golos são da autoria do nosso Capitão Nelo, que fez um jogo fantástico. São dois grandes golos, daqueles remates de encher o pé, que fuzilam autenticamente as balizas adversárias.

Depois do 3-0 adormecemos um pouco e começamos a gerir o resultado. Nada mais errado. Em jogos de 20m tudo acontece. Os Amigos fizeram dois golos e estiveram muito perto de fazer o 3º, não fosse uma monumental defesa do nosso super-guardião João Vítor.

Marcadores dos Golos:
- Nelo (2x);
- Gonçalo.

Gaia United 1 - 2 MariaBolacha

Depois de termos derrotado os nossos colegas da Mini-Liga Enois e Amigos, tínhamos pela frente a equipa que estava a praticar melhor futsal na Taça Nacional FFA 2007. Estávamos nas meias-finais e tudo podia acontecer. Os MariaBolacha estavam muito fortes, mas nós também. E já os tínhamos derrotado na fase de apuramento, apesar dos MariaBolacha aí apenas estarem com 6 elementos, enquanto que no Sábado tinham 10.

Foi sem dúvida um grande jogo. Além do mais, tenho a dizer que os MariaBolacha são a melhor equipa que o Gaia United alguma vez defrontou no FFA (opinião de todos nós). Os MariaBolacha entraram a todo o vapor (rápidos a tabelar, traingular, desmarcar, incríveis mesmo) e obrigaram-nos a recuar. Isso só parou quando fizeram o golo.

Depois disso partimos nós para cima dos MariaBolacha e fomos massacrando, até que um remate absolutamente fantástico do Diguinho de muito (mas mesmo muito!) longe deu-nos o empate.

Ainda acreditamos e continuamos na mesma toada e o Diguinho num remate cruzado ia fazendo o 2-1 para nós. Mas isso não aconteceu e os MariaBolacha, com grande equipa que são, estabilizaram o seu jogo e acabaram por marcar o segundo golo.

Daí até ao final lutamos com todas as nossas forças, mas foi impossível conseguir o empate. O Gonçalo ainda obrigou o GR contrário a uma defesa fantástica e o Diguinho, mesmo sobre o apito final, num livre directo, atirou um remate potente que passou a rasar a barra.

Depois soou o apito final e o Gaia United ficava pelas meias-finais na sua 1ª participação na Taça Nacional. Ficamos em 3º lugar (como os Stamina) e penso que estamos de parabéns.

Claro que ficou um sabor amargo na boca. Os dois golos dos MariaBolacha surgiram após desvios nos nossos defesas e o golo do Diguinho (que fez o empate) ainda nos fez acreditar. Sem dúvida que mostramos, uma vez mais, que temos um grande grupo e que somos uma grande equipa. Lutamos sempre pela vitória e acreditamos sempre que é possível sair vencedor de todos os jogos, mesmo que à partida os adversários pareçam mais fortes.

Foi um dos jogos mais emocionantes e renhidos que tivemos no FFA. O sabor amargo fica apenas porque disputamos o jogo pelo jogo e podíamos perfeitamente ter levado o jogo a penalties ou mesmo ter ganho. Ainda para mais já tínhamos derrotado os MariaBolacha na fase de qualificação. Ainda para mais o nosso jogador mais ofensivo (Gonçalo) lesionou-se logo nos instantes iniciais do jogo - após uma entrada sem qualquer maldade de um jogador dos MariaBolacha. O Gonçalo era o nosso melhor artilheiro, visto que o nosso melhor marcador, infelizmente, estava a 10% das suas capacidades (o Ruca apenas entrou nos jogos contra Enois e Amigos, mas apenas 1 ou 2 minutos, visto que nem consegue rematar á baliza - está lesionado desde um jogo contra os Amigos. Quem conhece o nosso modo de jogar sabe que o Ruca é muito importante no nosso processo ofensivo - tem 17 golos na Mini-Liga e isso diz tudo!).

Para além disso senti que o vencedor deste jogo iria ser o vencedor da Taça Nacional FFA. E isso veio-se a concretizar, tendo os MariaBolacha derrotado os AS4H na Final por 4-2. Senti que aquele jogo era decisivo e que o vencedor dele iria levantar o troféu. Não porque os Stamina ou os AS4H fossem piores equipas, mas sim porque me pareceu que das 4 equipas que atingiram as meias-finais, os MariaBolacha e nós éramos os que estavam melhor fisicamente e com mais forças para enfrentar um hipotético quarto e último jogo.

Contudo, não podia deixar aqui de referir que a vitória dos MariaBolacha é justa. É verdade que podíamos ter ido para penalties ou mesmo ter sido nós a ganhar, mas estes MariaBolacha (com 10 elementos contra 7 nossos) são das equipas mais competitivas que já vi jogar. São rápidos (principalmente o 00 e o seu irmão - desculpem não saber os nomes!), incisivos, triangulam como ninguém, sabem defender, chutam de qualquer lado e têm uma técnica acima da média. Apesar destas qualidades todas, penso que aquilo que os diferenciou foi o poder físico. Fazem sprints como não vi ninguém fazer nesta edição da Taça Nacional, são duros no choque e têm um sentido táctico-posicional perfeito. São muito poucas as equipas que são fisicamente melhores que nós (e muitas vezes é isso que nos traz as vitórias), mas estes MariaBolacha sem dúvida que o foram.

Mas acima de tudo (e não podia deixar de o dizer) são pessoal fantástico. Os MariaBolacha não são apenas os Campeões Nacionais do FFA, como também são os Campeões do Fair-Play. Quando o Gonçalo se lesionou foram vários jogadores a rodeá-lo, a pedir desculpa, a ver se estava tudo bem. Para além disso, são leais a jogar. E apesar disso, conseguem ser duros e incisivos, o que é de enaltecer. Os MariaBolacha (incluindo as suas respectivas famílias) são malta fantástica, do melhor que já vi no FFA. Gostamos muito de os defrontar, pois são jogos disputadíssimos, vibrantes, mas acima de tudo leais e com abraços e cumprimentos de parabéns no final (e segundo o que eles me disseram no final eles também têm a mesma opinião). Os meus parabéns a eles, por terem ganho a Taça Nacional FFA 2007 (são bi-campeões) e por serem como são. Temos que jogar um terceiro jogo para desempatar isto!

Marcador do Golo:
- Diguinho.

Quanto ao resto do convívio que se verificou na Taça Nacional guardo para o post a seguir!

Abraço!


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: