terça-feira, março 06, 2007

Mini-Liga 11ª Jornada: Gaia United 10 - 2 Cabasada

O jogo já se realizou.

Foi uma grande vitória do Gaia United que se assistiu hoje no Pavilhão do Gaia FC, frente à sempre díficil equipa dos Cabasada. Por isso, entramos muito concentrados e atentos às marcações, procurando sair rápido para o ataque.

Cedo tomamos conta do jogo e partimos para cima dos Cabasada, tentando impôr o nosso ritmo de jogo e a nossa circulação de bola que hoje saiu muito bem. Para dizer a verdade, hoje tudo nos correu bem: os remates, os passes, as fintas, os cortes, etc.

Também convém dizer que tudo fizemos para tornar as coisas mais fáceis, pois sabíamos de antemão que a equipa dos Cabasada é composta por jogadores muito rápidos no contra-ataque (nomeadamente o Pinto, que combina muito bem com o Esguelha). E por isso, tivemos uma atitude irrepreensível ao longo dos 40 minutos de jogo, sempre atentos às marcações e às desmarcações dos homens alvi-negros. Procuramos sempr eum jogo rasteiro directo para o nosso homem mais avançado, o Ruca, que hoje (enquanto teve pernas - está ainda a recuperar de uma lesão) esteve imparável nas suas arrancadas, deixando para trás várias vezes os homens mais recuados dos Cabasada.

No final da 1ª parte tínhamos já o jogo decidido, pois o placard mostrava 5-0 a nosso favor. Os golos surgiram naturalmente face ao nosso domínio. De notar que na 1ª parte, o Ruca surgiu muitas vezes sozinho no um-para-um e, apesar de ter um pé ligado, consegiui conduzir 4 ou 5 jogadas de ataque de grande nível, tendo uma delas resultado num grande golo, num remate à entrada da área.
O 2º golo, também por intermédio do Ruca, surge de uma bola parada (ganha devido a falta sobre Diguinho numa jogada perigosa de contra-ataque) superiormente batida do lado direito, tendo a bola entrado ao canto superior esquerdo da baliza dos Cabasada. Um livre sem espinhas, como se diz na gíria futebolística.
O 3º golo é da minha autoria. Recebo uma bola no lado esquerdo do ataque, conduzo-a para a frente e remato cruzado, tendo a bola batido no poste e entrado.
O 4º golo é, quanto a mim, um dos melhores da noite. Diguinho recebe a bola na zona frontal (como tanto gosta de receber), simula que remata, pica a bola para a área dos Cabasada, onde aparece o nosso oportuno Bezerra a cabecear sem hipóteses para o fundo das redes dos alvi-negros. Estava feito o 4-0 e este golo moralizou-nos muito. Estávamos a jogar muito bem, com boas trocas de bola, com vontade e raça de ganhar o jogo. E, ainda por cima, os remates estavam a sair bem.
O 5º golo surge numa jogada algo confusa de contra-ataque, dois jogadores dos Cabasada embrulham-se com a bola e, face à pressão do Bezerra (grande exibição do Bezerra hoje, com um golo, participação directa noutro e uma assistência), acaba por ser auto-golo.

Era o 5-0 e soubemos que o jogo estava praticamente decidido, tendo nós apenas que fazer uma gestão inteligente da posse da bola e do tempo de jogo.

Entramos para a 2ª parte bastante confiantes ans nossas capacidades e voltamos a ir para cima (salvo seja!) dos Cabasada.

Logo a abrir surge o 6-0 na jogada mais bonita do encontro quanto a mim. Boa combinação entre o Nelo e Ruca, que deixa bola de costas para o Nelo, que de primeira encosta ao segundo poste para o Pedro, que apenas tem de empurrar para o fundo das redes (de notar que é o 3º golo do Pedro na Mini-Liga).

Este golo pensou que deitou ainda mais abaixo a equipa dos Cabasada. Porém, também nós nos fomos um pouco abaixo e, fruto dessa desconcentração, nasceram dois golos dos Cabasada, o do Esguelha num remate bastante potente ainda fora da área; o segundo numa boa combinação entre o Esguelha e o Pinto (julgo eu), que resulta no 2º golo dos Cabasada.

Decidimos fazer então algumas trocas no ataque e o nosso jogador de campo Paulo foi para a baliza por troca com o João Vítor, de modo a dar-lhes alguns minutos nas pernas como jogador de campo.

Estas trocas surtiram efeito e o Nelo acaba de vez com as dúvidas em torno do vencedor do jogo, ao executar um remate de ressaca de raiva, que não deu qualquer hipótese ao GR dos alvi-negros. estava feito o 7-2.

O 8-2 surge numa bonita jogada de contra-ataque da nossa parte. Canto para os Cabasada, Diguinho intercepta a bola em esforço, deixa para mim, conduzo a bola até à entrada da área adversária, toco para a direita onde aparece o Bezerra, que volta a tocar para o meio para mim, que frente ao GR apenas tenho que desviar para a baliza.

O 9-2 surge numa arranca fantástica do Ruca no lado esquerdo do nosso ataque. Finta de corpo, foge para a ala e ainda de muito longe arranca um remate seco, muito forte que entra entre o poste e o GR, muito semelhante a um que já tinha marcado na 1ª volta em Alfena aos Cabasada. Consumava-se, assim, mais um "hat-trick" do Ruca, o que o faz liderar a lista dos melhores marcadores com 13 golos, seguido do Esguelha com 9 tentos concretizados.

O 10-2 aparece numa jogada inicialmente bastante bonita por parte do Ruca, que recebe a bola no meio-campo, roda sobre si mesmo, parte para a baliza, pica a bola por cima de um jogador adversário, depois toca de cabeça para a baliza.. depois sinceramente não me apercebi do que se passou, surgem dois jogadores dos Cabasada no chão e um jogador nosso também estendido, facto que o João Vítor (que tinha deixado a baliza para o Paulo na 2ª parte) aproveitou para fazer o 10-2 final.

Essa jogada, infelizmente, terminou com uma lesão no pulso do Pinto, que caiu mal ao apoiar a mão. Desde já lhe envio as melhoras.

Resumindo: foi um jogo em que tudo nos calhou bem. Contudo, não acho que tenha sido apenas sorte. Lutamos por isso, estivemos muito concentrados e corremos imenso durante os 40 minutos e merecemos inteiramente esta vitória. Claro que há dias em que tudo corre bem e este foi um deles. É também de notar que estamos numa forma física bastante boa; ao contrário dos Cabasada que estão muito em baixo. Conforme disse ao Esguelha no final do jogo nem nós somos assim tão bons, nem os Cabasada são assim tão maus. Este resultado não reflecte o valor das duas equipas. Reflecte, sim, aquilo que se passou nestes 40 minutos de futsal. Os Cabasada não estão num bom momento de forma, isso é fácil de ver. Estes não são os Cabasada com raça, solidários, fortes no um para um, incisivos a sair para o contra-ataque que eu conheço e que já nos golearam (há cerca de um ano) por 12-2.. São fases que todas as equipas atravessam e, desde já, envio uma palavra de força a todo o plantel dos Cabasada.
Também é de salientar que nós éramos 8 jogadores, enquanto que os Cabasada eram apenas 6, o que para quem anda nestas lides do futsal amador, sabe bem que faz toda a diferença.

Tenho ainda de dar os meus parabéns à equipa dos Cabasada por se apresentar com apenas 6 elementos, de forma a cumprir o calendário desta Mini-Liga, que já vai com bastantes jogos adiados. Esta atitude é de aplaudir.

Uma última nota de agradecimento para o público presente hoje no Pavilhão do Gaia. É sempre bom ter público a assistir a estes jogos da Mini-Liga. Um abraço ao pessoal dos RD Congo, J04, Pedro Ribeiro e Joana, Pedro Nuno dos Amigos, etc (desculpem se me estou a esquecer de alguém). Abraço também para os nossos colegas de equipas e apoiantes que foram até ao Pavilhão para nos dar uma força! Esta vitória é de toda a equipa!!!


MARCADORES DOS GOLOS:
- Ruca (3x);
- Rodrigo (2x);
- Bezerra;
- auto-golo;
- Pedro;
- Nelo;
- João Vítor.


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: