quinta-feira, março 29, 2007

Taça da Mini-Liga 1/4 de Final: Reforços D'Inverno 2 - 7 Gaia United

O jogo já se realizou.

Apesar das peripécias de hoje de tarde (ligo a desmarcar o jogo, volto a tentar marcar, mas o Hélder não me atendia; ligo pos Cabasada - que seriam os árbitros - e soube que eles não podiam ir arbitrar - volto a ligar para o Hélder, finalmente ele atende, marca-se o jogo, escolhe-se os árbitros, etc), lá se conseguiu realizar este jogo.

E apesar do resultado algo desnivelado assistiu-se a boas jogadas de futsal de parte a parte, tendo o Gaia United sido mais mortífero e letal. Também diga-se que os Reforços encontraram pela frente um João Vítor inspiradíssimo (estava com uma directa em cima). Daí o resultado final ter sido de 2 - 7.

Mas vamos lá relatar, então, o que se passou hoje no Pavilhão de S. Mamede.

O Gaia United deslocou-se ao reduto dos Reforços algo debilitado físicamente: João Vítor com uma directa em cima e uma entorse do jogo com o InterDesportivo; Nelo com um olho praticamente fechado; Paulo tocado no pé esquerdo (hoje agravou a lesão, esperemos que não seja nada de grave); Pedro com o dedo do pé todo negro; Ruca, que hoje tinha ido fazer uma endoscopia e tirar sangue. Em boas condições apenas tínhamos o Rui Ferreira, o Diguinho, o seu irmão mais novo Miguel e o Gonçalo (reforço de última hora), irmão mais novo do João Vítor.

Mas é justamente nestas condições que o Gaia United mais se motiva e mais se une. E essa união e garra trouxe-nos a vitória no jogo de hoje.

É verdade que começamos mal, desconcentrados, demasiado presos e lentos, muito talvez devido ao atraso do nosso Capitão Nelo, que nos dá muita motivação e segurança defensiva cá atrás. E numa dessas desconcentrações os Reforços fizeram o 1-0, numa jogada sem qualquer hipótese para o nosso GR, que ainda fez uma primeira grande defesa a um remate bastante potente.

Por esta altura chegou o Nelo e aí, coincidência ou não, o jogo mudou. Mesmo antes dele entrar em campo. Jogada bonita do Ruca pelo meio, que liberta para o Gonçalo que, com muita classe, faz o 1-1 num remate seco e colocado.

Pouco depois, praticamente na jogada seguinte, passamos para a frente do marcador. Ruca recebe uma bola no meio-campo, parte para cima dos defesas dos Reforços, liberta para mim, que de primeira desfiro um remate ao ângulo superior direito da baliza do Teixeira, que ainda toca na bola mas não impede que ela só pare no fundo das redes.

O 1-3 vem também logo a seguir. Jogada perigosa dos Reforços muito bem defendida pelo João Vítor que, rápidamente, mete a bola na frente para o Ruca. Este recebe a bola magistralmente de costas, parte isolado em direcção à baliza, faz um primeiro remate que o Teixeira defende, mas na recaraga atira a contar.

Daí até ao final da 1ª parte assistiu-se a uma maior pressão por parte dos Reforços, muito bem combatida pela nossa equipa, que se fechou cá atrás, apenas concedendo remates de longa distância à equipa comandada pelo Hélder.

Na 2ª parte entramos muito bem e, logo a abrir, fazemos o 1-4, numa fantástica jogada do Gonçalo pela direita que consegue aguentar uma carga de um adversário junto à linha e ainda tem o discernimento de colocar a bola mesmo à medida do Ruca, que apenas tem de colocar a bola junto ao poste.

O nosso 5º golo surge por intermédio de uma das jogadas mais bonitas do encontro. Recuperação de uma bola no meio-campo pelo Nelo, que dá imediatamente para o Gonçalo que, junto à meia esquerda dribla um adversário, parte em direcção à baliza, encosta para mim que atiro para a baliza. O Teixeira defende na linha (ou mesmo já dentro), a bola sobra para o Pedro que toca para o Gonçalo, à boca da baliza, fazer o 1-5.

O 6º golo surge através de uma bonita jogada individual por parte do Rui Ferreira que, aos poucos, vai regressando à sua forma de antigamente. Recebe a bola na esquerda, adianta-se uns metros e, de pé direito, atira a bola rasteira para o poste mais distante. A bola foi tão bem colocada que, antes de entrar, ainda bateu no poste. Parabéns ao Rui por este golo e esperemos que entre na senda dos golos!

O 2-6 surge numa confusão na nossa grande área que os Reforços aproveitaram muito bem para reduzir a desvantagem.

Logo a seguir, numa jogada que demonstra bem a excelente forma física do Diguinho e a raça que caracteriza o Gaia United, o nosso nº 27 pressiona o portador da bola dos Reforços logo na sua pequena área, o que faz com que este perca a bola e depois Diguinho só tem que atirar para o fundo da baliza, onde se encontrava um desprevenido Teixeira. E estava assim feito o 2-7 final.

Os Reforços são sem dúvida uma boa equipa, dispõem de jogadores muito bons tecnicamente, como é o caso do Pedro, por exemplo. São também incisivos na disputa de bola e, em dia sim, podem ser uma equipa bastante díficil de bater. Mas ontem era definitivamente um mau dia para os Reforços, que nunca se encontraram em campo.

Contudo, uma palavra de incentivo para esta equipa que, jogando mais vezes, vão certamente formar uma grande equipa, pois são, em minha opinião, a seguir ao InterDesportivo, a equipa com mais recursos técnicos. Se conseguirem aliar a isso uma maior solidez táctica podem tornar-se num caso sério.

Mais uma vez peço aqui desculpa ao jogador Pedro dos Reforços pela minha atitude na 1ª parte após uma disputa de bola mais acesa. Todos temos estes momentos. Eu é muito raro tê-los, mas ontem foi um desses dias. Peço-lhe desculpa, até porque ele é um grande jogador (dos melhores da Mini-Liga) e porque soube reagir muito bem naquela situação. Pedidos de desculpas feitos na hora, mas não queria deixar passar esta oportunidade para o dizer de novo.

Um abraço ao Hélder, Teixeira, Pedro e a todos os outros jogadores dos Reforços. Um abraço também à dupla de arbitragem (J04/AS4H), ambos GR. Esta ideia de haver equipas de arbitragem de duas equipas diferentes tem os seus prós e os seus contras, mas pode ser uma ideia a levar para a frente. Os árbitros estiveram bem, pois pouco se notaram, o que é o melhor que se pode dizer duma equipa de arbitragem. Já agora, Kako, como tens sido sempre tu a vir fazer estes favores, pois a arbitragem estava inicialmente a cargo dos Cabasada (que não foram avisados a tempo), quando precisares de alguém para ir arbitrar em tua vez diz qualquer coisa!

Uma nota final apenas para referir a excelente exibição do nosso reforço de última hora: Gonçalo. Jogou e fez jogar e ainda marcou dois golos. Melhor estreia seria impossível. Combinou muito bem comigo, Ruca e Rui na frente de ataque e é um verdadeiro abre-latas. Este miúdo de 17 anos (e hoje jogamos com dois: Miguel e Gonçalo - que curiosamente e como a maioria de nós mais velhos foram colegas desde miúdos e jogaram juntos no Vilanovense) é irmão do nosso GR João Vítor e há muito que se andava para estrear com a camisola do Gaia United. Como sabem, sou contra reforços contratados a meio da época, mas este caso é diferente, visto que é um rapaz que conhecemos desde criança e que sempre pertenceu à família do Gaia United. Por tudo isto, estamos seriamente a pensar incluí-lo no nosso plantel. A ver vamos!
Para além disso agrada-me ver o entusiasmo do Miguel e do Gonçalo nestes jogos. É sinal que já sentem o espírito do Gaia United. E depois temos de elogiar o facto de se conseguirem bater de igual para igual com adversários que têm praticamente mais 10 anos que eles.

Um abraço a todos!


MARCADORES DOS GOLOS:
- Ruca (2x);
- Gonçalo (2x);
- Rodrigo;
- Rui;
- Diguinho.


Rodrigo de Almada Martins


P.S. - Passamos às meias-finais da Taça da Mini-Liga, onde vamos defrontar a Anitex, equipa que eliminou o Portus nos 1/4 de Final. Por isso, de certeza que é uma grande equipa e são essas as informações que me têm chegado aos ouvidos. Esperemos que seja um grande jogo!

Sem comentários: