sexta-feira, março 23, 2007

Mini-Liga 12ª Jornada: Juventude Unida 0 - 2 Gaia United

O jogo já se realizou.

O Gaia United foi vencer ao reduto da Juventude Unida por 0-2, num jogo bastante díficil para nós e em que o resultado foi melhor que a exibição.

Foi um resultado importante, dado o ciclo díficil que agora iniciamos (agora 2ª contra o InterDesportivo e 4ª contra os Reforços, para a Taça).

Primeiro que tudo há que dizer uma coisa: não percebo sinceramente como é que a Juventude Unida ainda não pontuou nesta Mini-Liga. Ou melhor, se calhar até percebo. Se a Juventude Unida dispusesse sempre destes jogadores todos de certeza que estava melhor classificada.

Estiveram em campo, especificamente, três jogadores da Juventude que não têm jogado esta Mini-Liga: aquele jogador muito alto (que, segundo me disse o André está a trabalhar em Lisboa e raramente pode jogar); e os dois jogadores morenos que jogaram na frente. Com estes três jogadores, a Juventude Unida ganha muito maior força física e uma técnica bastante apreciável na frente. (Desculpem não saber o nome de nenhum deles).

E isso no início causou-nos muitos problemas, tendo acabado a 1ª parte com 0-0.

Esta 1ª parte não foi muito bem disputada, havendo muitas faltas e muitas vezes o jogo interrompido.
Mas estava um jogo vivo, animado, um bom espectáculo, no fundo. E se é verdade que tivemos as melhores oportunidades, também não podemos esquecer o facto da Juventude nunca ter abdicado do contra-ataque.

Na 1ª parte, confesso, fomos surpreendidos pela Juventude Unida que, muito fortes e aguerridos cá atrás (defendiam todos muito cá atrás, os 4 jogadores bem "entrincheirados" no seu meio campo - estacionaram, como se diz na gíria, o autocarro à frente da baliza) saíam bem para o contra-ataque, em boas combinações, sendo que numa delas estiveram muito perto de fazer o golo.

A nossa equipa ia encostando a Juventude lá atrás, com sucessivos cantos, lançamentos, remates contra a floresta de pernas da Juventude, boas defesas do GR, etc. De referir também que a Juventude Unida também teve alguns remates perigosos, todos eles de livre directo.

Na 2ª parte acalmamos o nosso jogo e começamos a fazer melhor circulação de bola.

E o 0-1 apareceu logo, numa bola metida para a zona central para o Ruca, que deixa para trás um adversário e remata rasteiro, ainda algo distante da baliza, fazendo o 0-1. Foi um golo muito importante para a nossa equipa, pois isso obrigou a Juventude Unida a libertar-se mais e a colocar mais homens na frente.

Foi o nosso melhor momento do jogo, em que aproveitamos o espaço fornecido cá atrás pelos homens de azul, só que, por falta de sorte ou por azelhice, fomos coleccionando falhanços atrás de falhanços. Umas vezes a bola ia fora, outras por cima, uma vez foi ao poste e outras o GR da Juventude defendia.

E depois a Juventude Unida, claro, ia tentando o empate, tendo disposto de uma grande ocasião para isso, tendo o João Vítor impedido de um modo fantástico que essa bola entrasse.

Tínhamos o jogo controlado, mas a Juventude ia assustando. Mas, conforme me disse o Sá Pinto no final do jogo, estamos fortíssimos a defender (e a prova disso mesmo são os 10 golos sofridos em 10 jogos na Mini-Liga, o que é de enaltecer da nossa parte). Claro que essa segurança defensiva paga-se caro na frente do ataque, onde deixamos os jogadores mais adiantados algo desapoiados.

Mas a verdade é que esse jogo mais defensivo deu os seus frutos, mais uma vez, já perto do final do jogo, naquela que foi, quanto a mim, a melhor jogada do desafio. Entendimento perfeito entre Nelo, Ruca e Pedro, que ao 2º poste encosta para o 0-2.

A partir daí, fechamo-nos cá atrás e, pouco depois, o Kako dava por teminado o encontro.

Bom jogo de futsal entre as duas equipas, com enorme vivacidade e emotividade. Nem sempre bem jogado, mas disputado com enorme vontade por parte de todos os intervenientes.

Tenho de reconhecer que a Juventude Unida nos surpreendeu. Jogaram muito bem cá atrás, com 4 jogadores bem à frente da baliza (como muitas vezes nós fazemos) e saíram rápido para o ataque (nomeadamente pelo Sérginho, sempre muito rápido).

Tivemos que suar muito para levar de vencida esta equipa que, se actuasse sempre com estes jogadores e com esta vontade, de certeza que não estava no último lugar da Mini-Liga.

A arbitragem do Kako e do Ferrão não foi fácil, reconheço. Houve lances em que ambas as equipas reclamaram falta (nomeadamente faltas a meio-campo) e ainda há 2 penalties (uma para cada lado) que as equipas ficaram a reclamar. De referir o sacrifício do Kako para apitar este jogo, pois estava constipado. Um muito obrigado a ele e ao Ferrão, naquele que foi um jogo díficil para eles.

Um abraço ao plantel da Juventude, em especial André, Sá Pinto e Sérginho. Um abraço atmbém à equipa de arbitragem.


MARCADORES DOS GOLOS:
- Ruca;
- Pedro Almeida.


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: