terça-feira, abril 24, 2007

Mini-LIga 14ª Jornada: Gaia United 7 - 2 Portus87

O jogo já se realizou.

Como já me acusam de fazer comentários enormes (vulgo Khamsim), vou fazer um pequeno comentário para quem não quer ler a "palha" toda.

"Grande jogo disputado hoje à noite no Pavilhão do Gaia FC. O Gaia United recebeu e venceu o Portus87 por 7-2, num belo jogo de futsal, em que a descantagem de 5 golos não demonstra aquilo que se disputou dentro de campo".

Pronto... agora para quem quer ler um pouco mais...

O Gaia United recebeu esta noite a equipa do Portus87 e venceu por 7-2, num jogo que foi bastante emocionante, com belas jogadas de parte a parte, disputadíssimo, com jogadas no limite e que fizeram deste jogo um grande jogo de futsal. Quem o diz não sou eu, mas sim o público dos RD Congo (Fraga e Pardal - se esteve lá mais alguém peço desculpa), dos Areínho, dos Universidade FC (os meus amigos Marco e João Lima), entre outros que se deslocaram ao Pavilhão, como o Pedro Ribeiro, a Joana, o Nuno, Helder Barbosa, José Sousa, o Malafaia, etc. Peço desculpa já agora se me estou a esquecer de alguém.

O jogo começou praticamente com um golo nosso. O Gonçalo, recebe a bola no meio-campo e, devido a uma falha de marcação da equipa do Portus, avança para a baliza e remata seco e rasteiro para o 1º golo da noite.

Mas logo na jogada seguinte, o Portus marca naquela que é a sua jogada habitual. Bola metida para o pivot, que toca de imediato para alguém que aparece na zona de remate frontal. Quem apareceu foi o João, que numa bomba colocou o resultado em 1-1.

Depois assistiu-se ao período mais equilibrado do desafio, com as equipas a estudarem-se mutuamente e a não correrem riscos.

Este período foi interrompido por um contra-ataque nosso. Gonçalo finta um adversário, leva a bola controlada até ao meio-campo contrário, toca para a esquerda onde apareço eu que, frente ao Abel, devolvo para o Gonçalo que, facilmente, faz o 2-1.

O 3-1 surge logo a seguir numa fantástica jogada da nossa parte. Diguinho combina muito bem com Gonçalo, a bola vem ter comigo que, frente ao Abel, devolvo de novo a bola ao Gonçalo que faz o 3-1. Era o "hat-trick" do Gonçalo, no seu jogo de estreia no Campeonato (o outro jogo que tinha feito com a nossa camisola tinha sido para a Taça frente aos Reforços D'Inverno e tinha facturado por 2 vezes).

O 4-1 surge já no final da 1ª parte, numa grande jogada do Ruca, em que tira dois adversários do caminho com duas fintas rápidas e remata cruzado, de pé esquerdo e bastante longe ainda da baliza contrária, para o fundo das redes.

Depois deste golo adormecemos um pouco e o Portus carregou no acelerador. E, numa bela jogada de entendimento, o João desfere um potente remate, quase sem ângulo, que reduz o resultado para 4-2.

Daí até ao final assistiu-se, quanto a mim, ao melhor período do Portus, onde dispôs de um livre de 10 metros e de vários remates perigosos. Mesmo assim, fomos para o intervalo com o resultado fixado em 4-2.

No início da 2ª parte, adoptamos maiores cautelas defensivas, pois sabíamos que o Portus ia tentar dar a volta ao resultado (como já várias vezes conseguiu esta época). Dispusemos o Diguinho, Nelo e Paulo de modo a anularem da melhor forma os lances individuais do Sebas, jogador bastante móvel e díficil de marcar, bem como o Manuel Maganete. O jogador da frente teria que ter atenção às subidas do João e do Tó Zé.

Com esta estratégia bem montada chegamos ao 5-2, naquele que foi, quanto a mim, o golo mais importante para a nossa equipa, pois foi um rude golpe nas aspirações do Portus de conseguir outro resultado que não a derrota. Este golo, como não podia deixar de ser, foi marcado pelo nosso Capitão Nelo, como o seu espírito guerreiro que, numa bola aparentemente perdida junto à linha lateral, desfere um remate potente, que bate no poste e aninha-se no fundo das redes contrárias.

Daí até ao final assistiu-se a sucessivos ataques do Portus e com a nossa equipa a jogar, como tanto gosta, em contra-ataque, quer por intermédio do Ruca, do Gonçalo, ou por mim, ficando o Paulo, Diguinho e Nelo com funções essencialmente defensivas. Também convém aqui mencionar a grande exibição destes três jogadores, que poucas oportunidades concederam ao Portus. Realçar também, por último mas não menos importante, a enorme, gigante, fantástica exibição do nosso GR João Vítor, que defendeu tudo o que lhe era humanamente possível defender. Fantástico mesmo. Depois da família Martins (Diguinho, eu e Miguel), temos a família Borges (João Vítor e Gonçalo) em grande no Gaia United !

E neste período de contra-ataque fomos letais. Em três lances perigosos que tivemos, marcamos 2 golos. O Ruca e o Gonçalo iam fazendo diagonais sucessivas e iam confundindo a defesa do Portus (já mais preocupada em atacar, como é óbvio), com as suas movimentações rápidas e imprevisíveis.

O 6-2 surge por intermédio do Ruca, em mais uma jogada individual fantástica e plena de classe. Recebe a bola no meio-campo contrário, vira-se para a baliza, tira um adversário do caminho com o pé esquerdo e remate colocado para a baliza com o seu pior pé, o direito. Era o 6-2 e era mais um golo de belo efeito.

O 7-2 é da minha autoria e é, quanto a mim (eu sei que sou suspeito...), o melhor golo do jogo. Recebo a bola através de um corte do Diguinho, entro no meio-campo do Portus, vejo o Ruca a fazer uma diagonal mesmo á minha frente da direita para a esquerda, endosso-lhe a bola a meia altura; o Ruca de costas para mim devolve-ma em perfeitas condições mesmo para a grande área do Abel; e eu, de primeira, perante a saída do Abel, coloco a bola no canto inferior esquerdo. Foi uma jogada de entendimento perfeito, que culminou num golo fantástico.

Depois, não podia esquecer-me disto aqui, assistiu-se a um remate do outro mundo do Diguinho que, praticamente da linha do meio-campo, desfere um remate em jeito que, se tivesse entrado, era sério candidato a golo da Mini-Liga 2006/2007. Um remate em jeito com a parte interior do pé direito que bateu mesmo na quina do ângulo. Se tivesse entrado seria um golo do outro mundo. Não entrou, paciência. Entra para a próxima!

Daí até ao final novos ataques do Portus e nós a devolver a bola para a frente. Depois assistiu-se à pior fase do jogo, com muitas faltas e nem sempre bem jogado.

Queria apenas deixar aqui um pedido do nosso GR João Vítor, que me pediu expressamente para colocar isto aqui no fórum. O João Vítor entende e assume que o termo que usou não foi o mais correcto para aquilo que queria criticar e por isso pede desculpa a toda a equipa do Portus87. Mesmo assim os intervenientes já resolveram o assunto entre eles. P

ara finalizar, resta dizer que vencemos uma grande equipa, hoje algo desfalcada de dois dos seus principais elementos. O 7-2 talvez seja um resultado algo pesado para o Portus, mas penso que premeia a nossa maior concentração defensiva e organização e criatividade no jogo atacante, sectores-chave que nos permitiram atingir este resultado. Um abraço a toda a equipa do Portus87.

Para concluir, uma palavra de incentivo para o nosso reforço, Gonçalo, que jogou e fez jogar. Estreia no Campeonato da Mini-Liga com 3 golos e logo frente a uma equipa como o Portus87. Não é para todos! Um grande abraço para ele e que continue a jogar e a marcar como está a fazer!


MARCADORES DOS GOLOS
- Gonçalo (3x);
- Ruca (2x);
- Nelo;
- Rodrigo.


Rodrigo de Almada Martins



VITÓRIA DEDICADA AO PROF. CARLOS ALBERTO

2 comentários:

Ana disse...

tambem la tivemos...

Ana disse...

o ruca tem um futebol de verdadeiro profissional!!! de 1a... Parabens... O Nelo tem uma forca invencivel..é um optimo comandante aí das tropas.. =) lol desempenha na perfeicao o seu papel de capitao de equipa!!