terça-feira, dezembro 09, 2008

Mini-Liga 8ª Jornada: Gaia United 7 x 2 J04

O Gaia United venceu há bocadinho os J04, em casa, por 7x2.

Foi um jogo bem conseguido da nossa parte. Uma 1ª parte em que demos o litro, corremos que nso fartamos lá na frente, com boas movimentações, boas trocas de bola e muita pressão, o que permitiu "sufocar" os "jotas" e obrigá-los a cometer erros (maus passes, faltas, bolas para fora, etc). Na 2ª parte, como já se disse, jogamos q.b., embora nunca tivéssemos desistido de atacar, sendo que até dispusemos de boas oportunidades para elevar o marcador.

Os J04 continuam com a mesma equipa base, tudo pessoal conhecido, à excepção de um reforço que não conhecia. E, quanto a mim, continuam com boas individualidades (mais precisamente o Telmo e o Daniel), mas teimam em falhar no colectivo. E as individualidades, quando o colectivo falha, como é óbvio, não aparecem. Os "jotas" são uma equipa combativa, que vai à luta, que vai ao choque... mas falta-lhes sempre aquele discernimento necessário para saber "jogar feio" e despachar bolas para a frente. Quando acertarem esses defeitos, podem melhorar as suas estatísticas. Enquanto não corrigirem isso não adianta apontar culpas a A, B ou C, porque o futsal é um jogo colectivo e quando se perde, perdemos todos.

Tenho obviamente que destacar 3 pontos:
- a magnífica exibição do Vítor Santos, com 2 golos de belo efeito e com duas assistências para golo. Aquele famoso pé esquerdo começa a brilhar! Parabéns Vitinha!;
- a grande exibição do Ruca, a jogar e, essencialmente, a fazer jogar, assitindo os companheiros com passes primorosos, rasgando por completo a defesa dos J04. Num desses passes, ofereceu de bandeja o golo ao Nuno, que não enjeitou e, em esforço, atirou para o fundo das redes, continuando na sua veia goleadora. De resto, foi um jogador sempre em acção, sofrendo nas pernas a "atenção" que os "jotas" lhe dedicaram, com uma ou outra entrada mais durinha;
- a enorme raça, atitude e classe do meu primo Miguel, que se está a tornar num fixo de encher o olho. E aquele golo de pé esquerdo (o seu pé menos bom, digamos assim...) não é para todos... aí está o pé canhão dos irmãos Gomes Martins a funcionar!

A lamentar apenas temos a lesão do A. Araújo (Né) logo nos minutos iniciais, num lance dividido, sem quaisquer culpas para o seu adversário directo. Isto fez com que o Miguel fosse "lançado às feras" e que eu também tivesse que actuar como fixo, fazendo dupla com o JP, outro jogador que ontem esteve em evidência com grandes incursões pelo flanco esquerdo. De lamentar também o facto do Rui Ferreira não ter podido jogar por... não ter sapatilhas para o seu número!

Quanto à arbitragem do Gaiathynaikos, foi para mim simplesmente a melhor deste ano na Mini-Liga. Árbitros atentos, a correr, sempre perto dos lances, com decisões rápidas e claras. Um muito obrigado a eles por nos terem feito este favor.

Um abraço aos J04, pessoal muito porreiro.

Jogaram pelo Gaia United : Sérgio Pereira; Miguel; A. Araújo; JP; Ruca; Rodrigo; Nuno; e Vítor Santos.
Marcaram pelo Gaia United: Vítor Santos (2x); Ruca (2x); Nuno; Miguel; Rodrigo.


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: