sexta-feira, março 06, 2009

1/4 Taça Mini-Liga 1ª Mão: Amigos FC 6 x 4 Gaia United

Grande jogo ontem no Brás-Oleiros, onde os jogadores apenas se preocuparam em jogar a bola, deixando o apito para os árbitros, que tiveram uma boa actuação.

Começamos melhor... e aos 5 minutos vencíamos por 0x1 e tínhamos falhado três ou quatro oportunidades claras de golo (por baos intervenções do Nuno a fazer a mancha). Estávamos a jogar muito bem, com posse de bola, com boas trocas posicionais e com os Amigos a terem pouco ou nenhum controlo sobre o jogo.

Mas, como quem não marca acaba por sofrer, o Pedro Nuno fez o empate num golo em que a bola lhe bateu literalmente nas canelas! Estava feito o 1x1, numa altura em que os Amigos estavam a crescer. A partir daí desconcentramo-nos e vivemos o nosso pior período, tendo os Amigos ido para o intervalo a vencer por 3x1 (um golo após remate fortíssimo e sem hipóteses +ara o João Vítor por parte do Guinadas e outro remate que o Diguinho desviou sem querer de cabeça e acabou por meter na própria baliza).

Na 2ª parte entramos nervosos mais uma vez e voltamos a sofrer mais três golos de rajada (estava em 6x1), novamente por remates de longe muito potentes. Mas sentia-se no ar uma tremenda injustiça, pois estávamos a jogar bem e tínhamos feito uns primeiros 10m em que tínhamos sido mais equipa que os Amigos. Daí que o resultado era tremendamente exagerado, embora premiasse o forte pontapé de longa distância que a equipa dos Amigos este ano possui.

Então foi a hora (já tardia) de reagir. Estabilizamos o jogo e decidimos começar a jogar futebol, com trocas de bola e trocas posicionais. E aí conseguimos fazer 3 golos, fixando o resultado final em 6x4. Um golo surgiu de penalty superiormente batido pelo Ruca; outro através de um contra-ataque onde o Ruca, imparável, colocou a bola fora do alcance do Ruca; e o outro golo surge através de um remate fantástico da zona do pivot por intermédio do Diguinho.

E diga-se que o Nuno fez uma excelente exibição, nomeadamente na forma como saía aos pés dos nossos jogadores a fazer a mancha (4 lances aos pés do Ruca, 1 aos pés do Miguel e 1 aos pés do A. Araújo). Direi mesmo com toda a certeza que, durante o jogo todo, tivemos mais oportunidades de golo que os Amigos, mas simplesmente não as conseguimos concretizar, muito por intermédio do Nuno, que fez uma excelente exibição. E refira-se que mandamos três bolas aos ferros contra uma dos Amigos.

Penso que a vitória dos Amigos se aceita pela nossa apatia e nervosismo no final da 1ª parte e no início da 2ª e, só por isso, merecem a vitória. Em termos de futebol jogado e de oportunidades, julgo que o empate seria o mais ajustado. No entanto, este 6x4 permite-nos ter ainda uma importante palavra a dizer na 2ª mão da eliminatória, em nossa casa, no Gaia. Tive pena de não jogar este jogo, mas uma lesão impediu-me.

Finalizo esta crónica com um obrigado aos árbitros (Costa e Marquimos), que estiveram em muito bom nível, com uma arbitragem serena e correcta. Diga-se, em abono da verdade, que os jogadores também facilitaram o trabalho da equipa de arbitragem.

Um abraço aos Amigos, em especial ao Nuno e Pedro Nuno.


Jogaram pelo Gaia United: João Vítor, Diguinho, A. Araújo, JP, S. Alves, Ruca e Miguel.
Marcaram pelo Gaia United: Ruca (2x); JP; Diguinho.

Sem comentários: