terça-feira, março 31, 2009

Mini-Liga Gold 1ª Jornada (em atraso): Gaia United 0 x 3 Portus87

O Portus foi a nossa casa vencer por 3 golos sem resposta.

Foi uma vitória justa, quanto a mim, embora por números algo exagerados. O jogo começou com uma fase de estudo de ambas as equipas. Teve mais sorte o Portus: 1 - ao aproveitar um erro do nosso guarda-redes estreante Alix [que esteve muito bem, tirando essa jogada. Fez duas defesas bem ao estilo do Abel (Portus), saindo sem medo aos pés do jogador, aliás!] para fazer o 0x1; 2 - com a expulsão do A. Araújo por palavras ao árbitro.

Reagimos bem, jogamos de forma directa e simples, mas o Abel foi defendendo o que havia para defender e, verdade seja dita, o Portus fechou-se bem atrás e não deu grandes veleidades. Assim como nós, já que até ao final da 1ª parte, o Portus não dispôs de grandes ocasiões.

Na 2ª parte caímos em cima do Portus e esse foi o nosso erro, já que o contra-ataque liderado pelo Nuno Mota costuma ser letal. E assim foi. Até estivemos bem a defender, ganhamos inúmeras bolas no meio-campo adversário, mas nas três grandes oportunidades que o Portus teve, fez 2 golos, matando o jogo.

Isto não tira mérito ao nosso jogo, que foi aguerrido, vivo, com boas trocas de bola, sem nunca baixar os braços e disputando cada jogada de forma dura e leal. E tivemos mesmo duas grandes oportunidades para facturar (numa através de uma jogada individual do Dany em que a bola sai milímetros ao lado; outra numa boa combinação entre mim e JP em que eu ao 2º poste atiro com toda a força mas o Abel faz uma defesa do outro mundo, vindo a voar desde o outro lado e defendendo a bola com o peito).
Claro que o nosso jogo com o Ruca (teve um aniversário de um familiar e por isso chegou muito tarde e já não valia a pena entrar) teria sido bem diferente, mas temos de jogar com os que estão.

O Portus foi mais inteligente na forma como abordou o jogo, embora tivesse tido a sorte do jogo naquele lance infeliz nosso quase no início da partida. Mas os campeões fazem-se também de sorte e este Portus parece ter tudo para se sagrar campeão. Não tem o mesmo nível individual dos Amigos nem o mesmo poder de ataque continuado, mas tem mais colectivo, muito mais rigor defensivo e um contra-ataque mais letal... vai ser muito interessante assistir à batalha final entre estas duas equipas, não esquecendo o Inter Coimbrões, que acho que ainda vai ter uma palavra a dizer nesta conversa (depende dos jogos que aí vêm).

Nota final para a estreia do nosso amigo Alix, que teria feito uma grande exibição, não fosse aquela falha. Erro de principiante. Acontece. Com os treinos vai melhorar, concerteza.

Obrigado à equipa de arbitragem composta por elementos do Inter Desportivo. Tenho a certeza que ficou uma penalidade por marcar a nosso favor, mas isso ficou esclarecido no final e não foi por aí, nem de perto nem de longe, que perdemos. Há que saber assumir as derrotas e cá estou eu para dar os parabéns.

Um abraço a toda a equipa do Portus e parabéns pela vitória justa.


Jogaram pelo Gaia United: Alix, Dany, A. Araújo, JP, Diguinho, Rodrigo, Nuno.

Sem comentários: