domingo, fevereiro 26, 2006

Gaia United classifica-se em 4º lugar no Torneio de Carnaval dos CabaSada

Realizou-se ontem o Torneio de Carnaval dos CabaSada no Pavilhão da Escola C+S Abel Salazar em S. Mamede de Infesta.

Há que dizer em primeiro lugar que foi um grande torneio. Jogos de 20 minutos sem paragens, bola sempre a correr, bons jogadores, bons remates, grandes defesas, um ou outro pormenor delicioso de algum tecnicista, espírito de convívio entre todos os participantes. Foi bonito!

A nossa equipa classificou-se em 4º lugar. Foi um bom resultado se atendermos ao facto de este ter sido o nosso primeiro torneio. Contudo, o 3º lugar esteve ali mesmo à mão.

Na verdade, calhou-nos em sorte um grupo que se pode denominar de grupo da morte. Senão vejamos: Gaia Unietd F. C.; AS4H (actuais líderes do ranking FFA); Amigos F. C. (actuais terceiros classificados do ranking FFA).

No primeiro jogo do grupo, tivemos de medir forças com os Amigos F. C. Seria uma tarefa hercúlea ganhar-lhes. mas a verdade é que ganhamos! Entramos de forma demolidora, a defender bem, a marcar em cima, a não dar espaços, a chegar primeiro às bolas. Julgo que surpreedemos os Amigos F. C.
E de forma natural, num lance algo confuso que lesionou o guarda-redes dos Amigos, acabamos por marcar golo, por intermédio de Rui Ferreira. Pouco depois, os Amigos empataram, mas o Gaia Unieted estava mesmo em força na defensiva, concedendo poucos espaços. E depois, num lance de génio de Rodrigo JR (para mim o melhor golo do torneio), de costas para a baliza, após um passe julgo que da minha autoria, consegue com um adversário nas costas fazer um pontapé fantástico que fez um chapéu ao guarda-redes adversário. Depois disso, o marcador não mais se alterou.

No segundo jogo defrontamos aqueles que estão no nº1 do ranking FFA: os AS4H. Neste jogo, estivemos a perder por 3-0, embora até pense que fizemos um bom jogo até então. mas os AS4H têm um jogador na frente muito alto e muito forte no um para um, aliado a um remate muito certeiro. Esse jogador fez a vida negra aos nossos defesas.
Contudo, conseguimos fazer 2 golos: um por intermédio de Rui Ferreira e outro por Rodrigo JR, numa grande bomba. Conseguimos pôr em sentido os AS4H, começando a pressionar em cima deles, passando mesmo a acreditar no empate. Contudo, depois de um lance magbífico do nosso guarda-redes, que levou a bola até lá à frente, os AS4H mesmo no final fizeram o 4-2, após um lancamento longo do Tiago Moura (GR dos AS4H) para o tal avançado alto, que apenas teve de encostar.

Com este resultado no grupo, passamos então a torcer pelo empate dos AS4H no jogo frente aos Amigos F. C. E a verdade é que puxamos imenso pela equipa dos AS4H que esteve a perder por 1-0 durante grande parte da paryida, mas (um pouco devido ao nosso apoio LOL) conseguiu empatar, o que nos colocou em 2º lugar do nosso grupo, atrás dos AS4H e à frente dos Amigos F. C.

Assim, iríamos disputar um jogo com os segundos classificados do outro grupo, que eram nem mais nem menos que o Arsenal Oliveirense, naquele que iria ser o terceiro jogo entre estas duas equipas, o já denominado derby gaiense! Iríamos jogar pelo 3º e 4º lugar.
Quanto a mim, este foi o pior jogo da nossa equipa, muito devido ao cansaço. Perdemos por 4-3. Mas tenho de admitir que na ponta final do desafio, o Arsenal esteve mais forte, chegava primeiro às bolas, estava mais confiante, com mais vontade, com mais raça. estava, em suma, com a atitude que tivemos no jogo com os Amigos F. C.

A verdade é que começamos bem o jogo, marcando dois golos. Um desses golos foi na própria baliza, após boas combinações entre mim e o Rui Ferreira. O outro golo foi marcado por mim, numa boa jogada da minha equipa, em que deu para surgir desmarcado do lado direito e rematar a bola ao canto, batendo no poste e entrando.
A partir daqui, a nossa equipa adormeceu. O Arsenal reduziu e nós, pouco depois num livre superiormente batido pelo nosso bombardeiro Rodrigo JR ampliamos a vantagem para 3-1.

O problema veio a seguir. Começamos a dormir à sombra da bananeira, confiados que estávamos na vitória. Mas o Arsenal reagiu muito bem e chegou ao empate com grande raça e vontade. Nós não conseguimos reagrupar-nos e o Arsenal, a poucos segundos do final do desafio conseguiu passar para a frente do marcador fazendo o 4º golo num lance infeliz do nosso guarda-redes (que na altura era o guarda-redes dos CabaSada, pois o nosso guarda-redes original - o Paulo - teve de se deslocar ao hospital Santos Silva em Gaia devido a motivos familiares). Ainda assim, temos de agradecer ao guarda-redes dos CabaSada o favor que nos fez de jogar por nós. Apesar daquele infelicidade, ele continua a ser um grande guarda-redes. Aliás, os grandes guarda-redes andam a errar um bocado (ainda agora estive a ver um jogo na SportTv que ficou 1-0 a favor de uma determinada equipa de Lisboa, em que o melhor guarda-redes do mundo deu um grande frango!).

O jogo com o Arsenal mostrou que a nossa equipa tem de estar concentrada durante todo o jogo. É inadmissível perder um jogo de 20 minutos quando se está a ganhar por 2-0. Muito menos perdê-lo quando se está a ganhar por 3-1.

Contudo, parabéns pelo 3º lugar ao Arsenal, que conseguiu duas excelentes vitórias frente aos CabaSada e frente à nossa equipa, fruto da raça e vontade com que encararam estes 2 jogos.

O torneio acabou por ser ganho pelos Under41, numa final emocionante frente aos AS4H, que só foi decidida através da marcação de grandes penalidades.

Parabéns aos CabaSada pela organizãção do torneio. Foi tudo disputado com grande lealdade e fair-play, apenas havendo um problema no 1º jogo do Arsenal Oliveirense, que se queixaram da arbitragem. Um grande abraço a todas as equipas que conhecemos ontem: AS4H, Under41 e Amigos F. C.


Apreciação individual dos nossos jogadores:

Paulo - transmite grande segurança defensiva e é capaz de lanlar fantásticos contra-ataques. Faz uso da sua enorme compleição física para mandar na sua zona de jogo. Grandes defesas. Pode muito bem vir a ser o nº1 do Gaia United! O João Vítor pode passar a jogar na defesa! É uma questão de o convencermos a deixar de se armar em Pierre Van Hoodjonk! Não teve hipóteses nos golos sofridos;

Nelo - quanto a mim foi, a para de Rodrigo JR, o melhor jogador do torneio. Apresentou-se em garndes condições físicas. É um defesa de marcação homem a home fantástico. Tem uma boa velocidade e ainda ajudou no ataque sempre que foi preciso. Grande torneio!;

Rodrigo JR - marcou 4 grandes golos. Dois foram de livre directo (duas bombas); um foi de costas para a baliza (melhor golo do torneio para mim), fazendo um chapéu ao guarda-redes dos Amigos F. C.; o outro foi numa jogada em que ultrapassou um adversário e rematou ao ângulo, num magnífico golo. Continuou com a grande segurança defensiva de sempre. Estreou-se a marcar pelo Gaia United e logo com 4 golos de belo efeito. Foi, a par de Nelo, o melhor jogador;

Elói - muita eficácia defesniva, aventurando-se por vezes no ataque. Correu muito e fez bons cortes. Foi rápido nas acções defensivas e cobriu bem os espaços nas suas costas. Nota-se que ainda está à procura da melhor forma física, mas já se apresentou em bom plano;

Nuno Tiago - cortes providenciais. Cobre bem os lances, fazendo uso da sua força física para impedir que os atacantes rodem e rematem. É bom na marcação homem a homem. Foi pena que não tenha experimentado o seu remate de pé esquerdo que já deu bons resultados;

Miguel - a mascote da equipa. Muito rápido a defender e a recuperar. É natural que tenha medo de alguns lances devido à sua tenra idade. Estamos a protegê-lo e a lançá-lo aos poucos na equipa. não duvidamos que será muito últil no futuro do Gaia United. Tem pés para isso e acima de tudo tem espírito combativo. Vai ser uma pedra basilar no conjunto gaiense nos difíceis encontros que se avizinham.

Sérgio - o tecnicista da equipa bem trabalhou, mas não foi feliz no remate. De resto, foi muito importante nas manobras ofensivas, tirando partido da sua bela finta. Jogou muito bem na frente de ataque e teve lances fantásticos que, infelizmente, foram parados pelos guarda-redes contrários;

Pedro Almeida - jogou na frente do ataque e criou alguns lances dignos de registo. Sofreu inúmeras faltas junto à entrada da área, que foram aproveitadas com superior classe por Rodrigo JR. É um jogador muito móvel na frente de ataque e que consegue segurar a bola, esperando pela subida dos seus companheiros. Sempre que pôde deu uma ajuda deveras importante na defensiva. Também se nota que ainda procura a sua melhor forma física;

Rodrigo (eu) - joguei na frente de ataque, ligeiramente descaído para a esuqerda. No jogo com os Amigos consegui aliar o tarnsporte da bola na frente a uma grande eficácia defensiva, estando a marcar o homem que subia pelo corredor direito. Não lhe concedi muitos espaços. No jogo com os AS4H desfri um belo remate de pé esquerdo que foi salvo na linha pelo Tiago Moura (na altura deu-me ideia que a bola tinha entrado, mas depois de falar com o Tiago acredito que não tenha entrado). No jogo com os AS4H não tive grandes hipóteses de fazer o gosto ao pé, mas ainda desferi alguns remates e cruzmentos perigosos. No jogo com o Arsenal Oliveirense, marquei um golo e falhei uma oportunidade de baliza aberta, pois o guarda-redes contrário ainda conseguiu ir lá buscar a bola. de resto, tive alguns probelmas para me libertar da marcação, mas ainda mandei uma bola ao poste e obrigeui o guarda-redes contrário a uma excelente defesa aparatosa. Neste jogo, fiz grandes combinações com o Rui Ferreira. Nota-se que ainda estou á procura da melhor forma física;

Rui Ferreira - muito bom a levar a bola para o ataque, fazendo uso do seu porte físico e aceleração com bola colada no pé. Fez dois golos (um contra os Amigos e outro contra os AS4H). Nota-se que está subir de rendimento. Alia uma boa velocidade a um remate espontâneo de trivela. Entendi-me muito bem com ele na frnte de ataque. Dá a ideia que os quatro avançados da equipa: Sérgio, Ruca, Rodrigo (eu) e Rui Ferreira, quando estiverem bem calibrados, podem fazer sérios estragos nas redes adversárias.



Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: