terça-feira, outubro 28, 2008

Mini-Liga 4ª Jornada: Gaia United 3 x 0 Énois05

O Gaia United venceu o Enois no seu reduto por 3x0. Apesar de algo desfalcados na frente de ataque (Ruca e eu a contas com lesões), a equipa fez um excelente jogo, com alguns momentos interessantes e com muita segurança no passe e nas saídas para o ataque. A equipa está bem e confiante.

Penso que fomos superiores ao Enois em todos os aspectos do jogo, nomeadamente no momento de defender. No ataque, apesar de termos tido inúmeras oportunidades, falhamos golos atrás de golos. Nota também para a boa exibição do GR contrário que desviou vezes sem conta a bola das suas redes.

O primeiro golo surgiu por volta dos 5m, num remate de fora da área, extremamente bem colocado por parte do Dany, que não deu hipóteses ao GR, que apenas esboçou uma reacção. Um grande golo!

Depois mandamos uma bola ao poste e tivemos dois remates do Diguinho com selo de golo mas que um foi desviado quase a entrar na baliza e outro bateu contra o corpo do Igor. A equipa estava a jogar bem, com domínio de jogo, embora sem muita posse de bola. Destaque para o bom entendimento entre Diguinho e Né cá atrás, bem ajudados por Dany e JP. Depois entrou o Vítor Santos, mais conhecido por Vitinha, e o Gaia United começou a jogar mais solto, com mais criatividade. Já com Nuno Tiago em campo, o Gaia United continuou a pressionar e a apostar no segundo golo. Que não surgia. Até que o Diguinho faz golo, mas o árbitro invalida, por suposto pé em riste, que sinceramente penso não ter existido. Logo depois, mais um remate de Né com conta, peso e medida, mas o GR do Enois defende para.... o poste!

A nossa equipa, tendo em conta o festival de golos falhados e o golo anulado enervou-se e passou a jogar pior. Nesta fase, Dany viu um vermelho por acumulação de amarelos (de novo penso que foi exagerado) e depois foi Diguinho a ver o vermelho directo por uma entrada sobre um jogador do Enois, que sinceramente não me pareceu para vermelho (nem a mim nem aos espectadores que lá estavam, conforme constatei na conversa pós-jogo), mas o jogador do Enois agarrado ao pé no chão (apesar de se ter levantado logo a seguir) e o sururu que se gerou levou o árbitro a mostrar o vermelho directo. Mais uma vez, como após a expulsão de Dany, tivemos que jogar com 3 elementos de campo. A equipa lutou verdadeiramente unida e combativa, dando as mãos em prol da vitória. E nem mesmo aí o Enois dispôs de mais do que duas oportunidades.

Quando finalmente pudemos meter o jogador que faltava (Rui Ferreira), num contra-ataque fizemos o 2-0, com Vítor Santos a oferecer o golo a Rui que, sozinho, apenas teve que encostar. Era o 2-0 quando faltavam poucos minutos para o fim do jogo, de modos que este tento como que acabou com o jogo.

De seguida, reata o jogo, Vítor Santos rouba a bola, passa por um, por dois, por três e, perante a saída do GR do Enois pica a bola que se anicha, feliz, no fundo das redes. GOLO MAGISTRAL! A coroar uma exibição fantástica de Vítor Santos que, para mim, foi o melhor em campo.

Resumindo e concluindo. Bom jogo por parte da minha equipa, com alguns momentos muito bons de futsal ao primeiro toque. Falhas terríveis na finalização, conjugada com a boa exibição do GR contrário, fizeram com que o resultado permanecesse apenas no 1-0 durante largos minutos, motivando algum nervosismo da nossa parte.

Palavra de agradecimento aos árbitros dos Reforços. Apenas deixo (ao contrário do que é habitual fazer) a seguinte nota: penso que os dois cartões vermelhos são totalmente exagerados, além do golo do Diguinho, que apenas cometeu a "falta" de ser mais forte fisicamente.
- As regras da Mini-Liga são bem claras quanto aos vermelhos directos: apenas uma agressão ou uma entrada totalmente despropositada devem motivar um vermelho directo. A falta do Diguinho foi apenas um toque na sola do pé do jogador do Enois, que se levantou logo de seguida aliás. O jogador foi mais rápido e o Diguinho fez a falta (que são permitidas fazerem, desde que se assinale a falta, convém referir!). Mostrar um vermelho directo por isto é totalmente exagerado. E o prejudicado somos nós, que vamos ficar sem o Diguinho um jogo, se for isso que o resto das equipas decidirem, num caso em que nem agressão houve sequer! É uma falta simples! E o que me deixa mais triste é que noto que o Diguinho (sem querer ferir susceptibilidades) anda a ser de algo maneira "perseguido" nas arbitragens. Todos sabem que é um jogador duro, mas nunca violento! E ultimamente parece que sempre que toca em alguém leva amarelo e, agora, até vermelho!
- A do Dany resulta de um excesso de zelo que, sinceramente, não quero ver na Mini-Liga. O primeiro (compreende-se) surge quando Dany tenta evitar a reposição rápida de bola do Enois e fica com a bola nas mãos demasiado tempo. O segundo surge logo a seguir após uma entrada fora de tempo que não foi nada dura sequer, uma falta simples. Sendo que era a primeira falta do jogador em todo o encontro...
E, apesar de reconhecer qualidades ao Costa (penso que é assim que ele se chama), penso que ele podia não ser tão rigoroso em certos aspectos do jogo, sob pena de se cair no exagero e nos vermos completamente manietado pelas decisões da equipa de arbitragem. E todos sabemos que, se quisermos, podemos marcar 30 ou 40 faltas num jogo de futsal!

Um abraço à equipa do Enois.

Jogaram pelo Gaia United: Sérgio Pereira; Diguinho; Né; Nuno Tiago; Dany; JP; Vítor Santos; e Rui Ferreira.
Marcaram pelo Gaia United: Dany; Rui Ferreira; Vítor Santos.


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: