terça-feira, novembro 11, 2008

Mini-Liga 6ª Jornada: Gaia United 4 x 4 Portus87

Jogo muito emotivo e equilibrado há bocado no Gaia. Jogo nitidamente com duas partes bem distintas: a 1ª pertencente ao Portus; a 2ª pertencente ao Gaia United.

Para começo de conversa, diga-se já que o empate assenta bem a este jogo, já que as duas equipas se equivaleram e tiveram domínios bem definidos em certos momentos do jogo.

Começamos melhor, numa boa jogada do Ruca, que descobriu o JP sozinho, mas o Abel fez bem a "mancha" e impediu o 1º do Gaia United. A partir daí só deu Portus até ao final da 1ª parte. Nós adomercidos e o Portus a carburar bem na frente com Nuno Mota, Sebas e Vieira, jogadores muito rápidos e com bom poder e espontaneidade de remate. Daí que o 0x2 ao intervalo fosse justo, apesar do Portus não ter rematado muito. Mas os dois golos foram com bolas bem chegadas ao poste, a baterem sempre no poste e a entrarem, demonstrando a boa capacidade de colocação de bola dos atletas do Portus. O Portus estava mais calmo e fazia uma melhor circulação de bola.

Mas na 2ª parte tudo se alterou. Assentamos jogo, jogamos com mais cabeça, com mais garra e, acima de tudo, com mais calma. Fomos evoluindo o nosso jogo e começamos a encostar o Portus atrás.

O 1º golo surge por intermédio de Rui Ferreira, na típica jogada metida para o pivot que, na pequena área, se vira e factura.

Mas logo depois vem o balde de água fria, pois sem que nada o fizesse parecer, o Nuno Mota "inventa" um golo de belo efeito e faz o 1x3.

Mas o Gaia United reagiu, demonstrando a grande amizade e união que há nesta equipa. Quando nada o fazia prever, a equipa passou a desfrutar do jogo e as oportunidades sucederam-se.
O 2x3 surge num golo do Né, após um livre, ao 2º poste.
O 3x3 aparece por intermédio do Dany, numa entrada fulgurante após um canto, fazendo o empate com grande classe, num toque subtil frente a frente com o Abel.
E a reviravolta dá-se logo depois, numa insistência da nossa equipa, que recupera a bola em zona adiantada do terreno, desferindo o Né um remate indefensável de fora da área. O Né bisava, colocava-nos na frente do marcador e logo com um grande pontapé.

A faltarem 3m para o fim e quando já pensávamos que podíamos ficar com os 3 pontos, o João desfere um remate tenso e rasteiro que me passa entre as pernas e que colocou o placard final em 4x4.

Sabor a injustiça para nós, já que o golo surge quando faltavam poucos segundos para o final do jogo. No entanto reconheço que, atendendo à 1ª parte do Portus e ao seu perigoso contra-ataque da 2ª parte, o resultado torna-se justo.

Penso, portanto, que as duas equipas estão de parabéns. Fizeram um jogo nos limites, nem sempre bem jogado, mas com grande alma por parte das duas formações, assinalando um bom espectáculo para aqueles que se deslocaram ao nosso reduto.

Jogo com muito poucas faltas na 1ª parte, com mais algumas na 2ª, apenas com 2 ou 3 lances mais difíceis de ajuizar para os árbitros, que fizeram o trabalho possível, sem nenhum erro que influenciasse o resultado. Daí o meu obrigado à dupla da RD Congo.

Um abraço ao Portus, em especial ao João.

E volta a confirmar-se: o Gaia United x Portus87 é mesmo um clássico da Mini-Liga e do FFA!


Jogaram pelo Gaia United : Sérgio Pereira; Dany; Diguinho; Né; JP; Vítor Santos; Ruca; Rodrigo; Rui Ferreira.
Marcaram pelo Gaia United : Né (2x); Rui Ferreira; Dany.


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: