quarta-feira, novembro 05, 2008

Mini-Liga 5ª Jornada: RD Congo 4 x 6 Gaia United

Foi um jogo muito alegre e bem disputado na Teixeira Lopes há bocadinho.

Deslocamo-nos ao recinto da RD Congo e vencemos por 4x6.

Começamos melhor com uma triangulação fantástica entre Rui e Ruca, finalizando este na cara do GR contrário. Estavam decorridos cerca de 2m de jogo.

Depois vem o empate do Congo, num remate frontal para a nossa baliza.

Reagimos muito bem e logo nos colocamos por cima no marcador, numa fantástica jogada de insistência do JP que liberta para mim com um passe fantástico e eu perto da baliza remato cruzado, a bola bate no poste e entra. Era o 1x2 para nós.

Já quase a finalizar a 1ª metade, o Congo restabelece a igualdade num lance de insistência em que a bola é enviada para o 2º poste, onde o Fraga apenas tem que encostar para bolo.

A 1ª parte foi dividida. Julgo que estivemos melhor nos primeiros 10m, mas nos segundos 20m, o Xodax e principalmente o Fraga começaram a aparecer mais em jogo, criando bastantes desiquilíbrios individuais, o que nos baralhou por diversas vezes a nossa defensiva. Na 2ª parte penso que, tirando os últimos 2 ou 3 minutos, controlamos totalmente, com boa circulação e com uma excelente marcação do Dany ao Fraga, corrigindo assim esse aspecto negativo em que estávamos a incorrer na 1ª parte.

Surge então, já na 2ª parte, um livre à entrada da área a nosso favor e o Dany, chamado a bater, não desiludiu e fez o 2x3, com um remate seco e colocado.

O 2x4 surge num lance tirado a fotocópia a outro que tinha falhado no ataque anterior. Ruca recebe a bola, corre bastante tempo com ela baralhando 2 ou 3 defesas contrários e, já perto da baliza, toca para mim que de primeira atiro cruzado para a baliza.

O 2x5 aparece através de um canto marcado pelo Dany que meteu a bola para a área, dá-se uma confusão, ninguém alivia, a bola sobra para mim a saltar e outra vez de primeira atiro para o fundo das redes.

Logo de seguida, é a vez de Rui Ferreira fazer o gosto ao pé, numa bela jogada de triangulação, na qual atira colocado, sensivelmente na zona do penalty, para o fundo da baliza. Era o 2x6.

A faltarem 3 minutos para o final do jogo, a RD Congo que já nada tinha a perder lançou-se para a frente, causando-nos problemas. E com isso acabaram por fazer 2 golos, por mérito próprio, apesar de achar que fomos um pouco infantis na forma como defendemos esta vantagem que chegou a cifrar-se em 4 golos de diferença. O Congo fez dois golos e ainda carregou no acelerador, disponde de 2 livres e alguns cantos perigosos. Contudo, felizmente para nós, o resultado não mais se alterou.

Penso que fizemos um jogo bastante conseguido.
Né muito bem no corte e na ocupação dos espaços, na 2ª parte fez uma exibição verdadeiramente fenomenal, não dando hipóteses aos seus opositores, chegando sempre primeiro a todos os lances.
Dany brilhante a quadrar o Fraga na 2ª parte, assim como no livre que bateu. Está a ter cada vez um papel mais importante na equipa.
Ruca a organizar jogo de forma rápida e esclarecedora, a tabelar muitíssimo bem, a fazer um golo e ainda a oferecer outros.
JP a carburar em grande estilo, quer a defender, quer a atacar, efectuando ainda remates muito perigosos, sempre um poço de energia.
O nosso Sérgio Pereira muito confiante na baliza e a comandar a defesa de forma serena e eficaz, efectuando ainda algumas excelentes defesas.
Rui Ferreira a dar um novo colorido ao nosso futebol, com passes curtos e tabelas preciosas, conferindo uma maior fluidez e fantasia ao nosso futebol, além de estar com a veia goleadora em alta.
Nuno Tiago jogou poucos minutos, mas é uma forma de se preparar para estes níveis de exigência.
Quanto a mim, melhor regresso era impossível. Após um mês afastado por lesão é sempre bom regressar com uma vitória, ainda para mais com 3 golos na conta pessoal. Já estava a sentir falta de jogar futebol!

Um abraço ao pessoal da RD Congo, naquele que foi um jogo super-tranquilo e com o bom ambiente a imperar (tirando aquele meu "desabafo" para o Machado, pelo qual pedi prontamente desculpas. Desculpa, mais uma vez!), à imagem do que tem acontecido entre estas duas equipas.

Jogaram pelo Gaia United: Sérgio Pereira; Dany; Né; Nuno Tiago; Ruca; Rodrigo; e Rui Ferreira.
Marcaram pelo Gaia United: Rodrigo (3x); Ruca; Dany; Rui Ferreira.


Rodrigo de Almada Martins

Sem comentários: